Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

Juventude eterna
a poesia do mito e o mito do poeta



Círculo de Poemas, Fósforo, Poesia, Poemas, Poesia brasileira, Ensaio, Crítica, Clube de assinatura, Ensaios, Plaquetes, Livros, Poesia na escola, Poesia na sala de aula, Poetas consagrados, Prosa, Aleijão, Maus poemas, Cavalo sopa martelo, Por que ler Dante, A prova dos nove, Saudades do mundo, Torquato Neto, Paulo Leminski, Décio Pignatari, Régis Bonvicino, Rilke, T. S. Eliot, Manuel Bandeira, Mitologia, Toninho Vaz, Tropicália, Poesia concreta, Augusto de Campos, Arthur Rimbaud, James Joyce, Mito, Mitologia grega, Contracultura


Sinopse

Nas páginas de Juventude eterna, Eduardo Sterzi investiga os nexos entre poesia e mito. Para tanto, o ensaísta parte em busca de poetas que “mobiliza[ra]m a mitologia como algo mais do que um repertório”, porque a tomaram como visão de mundo ou mesmo como forma de vida. Interessa-lhe, em especial, o ponto em que se dá o “contágio entre poesia e mundo, entre poesia e vida”, colocando no centro de sua reflexão duas figuras fundamentais para entender os caminhos atuais do gênero no Brasil, Paulo Leminski e Torquato Neto, que desataram os limites da poesia e da vida.
São raros os autores que dominam, como Sterzi, a capacidade de transitar entre os temas clássicos e os mais absolutamente contemporâneos para investigar os sentidos da poesia, como alguém que se dedica à crítica “não perante os poetas, mas em meio aos poetas”, entre os quais, de fato, ele se destaca desde os anos 1990. Poeta-crítico, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em sua trajetória é possível vislumbrar a trama de ideias que é reelaborada no ensaio, porque ele dedicou estudos a Murilo Mendes e Dante Alighieri, à antropofagia e à poesia concreta, entre tantos outros autores e movimentos, sem jamais recuar ou desviar dos desafios que essas obras propõem.
Em Juventude eterna, seu percurso é guiado por uma pergunta que os poetas, cada um a seu modo, repetem através dos tempos — com palavras, mas também com os próprios passos tortos: em que medida os mitos explicam os mistérios da vida, da morte, da poesia? Nas mãos de um grande ensaísta, no entanto, sabemos que as perguntas às vezes encontram boas respostas, mas, nos melhores casos, voltam ainda mais vivas e inquietantes. É exatamente o que acontece nessas páginas.

Metadado adicionado por Editora Fósforo em 18/12/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9788575776131 (ISBN de Produto do Mesmo Autor)
9786556923697 (ISBN de Produto do Mesmo Autor)
9786585830362 (ISBN de Produto do Mesmo Autor)


Metadados adicionados: 18/12/2025
Última alteração: 18/12/2025

Autores e Biografia

Sterzi, Eduardo (Autor) - Eduardo Sterzi nasceu em Porto Alegre em 1973 e desde 2001 vive em São Paulo. É professor livre-docente de teoria literária na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisador do CNPq. É autor dos livros de poesia Prosa (IEL, 2001), Aleijão (7Letras, 2009) e Maus poemas (7Letras, 2016), das peças teatrais reunidas em Cavalo sopa martelo (Dobra, 2011) e dos ensaios Por que ler Dante (Globo, 2008), A prova dos nove (Lumme, 2008) e Saudades do mundo (Todavia, 2022), entre outros trabalhos.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.