Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Wahtirã
A lagoa dos mortos



folclore, conto popular, índio, terror, sustos


Sinopse

Quando eu era criança, ouvi de meu pai, Diakuru "Pepy Iãr? Kumu", que era um especialista em curas e um grande sábio, a história da Lagoa dos Mortos. Eu, que gostava de histórias de assustar, fiquei bem atento. Meu pai passou as mãos pela minha cabeça e explicou que aquela não era apenas uma história de assustar, mas também um conhecimento dos antigos e que eu deveria ouvir com atenção, respeito e guardá-la dentro do coração.

Menção Honrosa no 10º Concurso Tamoios de Textos de Escritores Indígenas criado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) em parceria com o Instituto UKA – Casa dos Saberes Ancestrais, que reconhece o trabalho inédito da escrita literária criada por indígenas.

Metadado adicionado por Grupo Autêntica em 26/11/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 26/11/2024
Última alteração: 20/12/2024

Autores e Biografia

Munduruku, Daniel (Autor) - Escritor indígena graduado em Filosofia, tem licenciatura em História e Psicologia, doutorado em Educação (USP) e pós-doutorado em Literatura (UFSCar), sendo o último título obtido sob a orientação da Profa. Dra. Maria Silvia Cintra Martins. É diretor presidente do Instituto UKA Casa dos Saberes Ancestrais e comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República desde 2008. Em 2013 recebeu a mesma honraria na categoria da Grã-Cruz, a mais importante honraria oficial a um cidadão brasileiro na área da cultura. É também Membro Fundador da Academia de Letras de Lorena e recebeu diversos prêmios no Brasil e exterior, entre eles o Jabuti, o Prêmio da Academia Brasileira de Letras, o Prêmio Érico Vanucci Mendes (outorgado pelo CNPq) e o Prêmio Tolerância (outorgado pela UNESCO). Muitos de seus livros receberam o selo Altamente Recomendável outorgado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).; Diakara, Jaime (Autor) - Indígena do povo Dessana do Grupo Wari Diputiro Porã, e também conhecido como Jaime Moura Fernandes. É graduado em Licenciatura em Pedagogia Intercultural Indígena pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), mestrando em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), agente cultural, escritor, professor indígena, conhecedor sobre cosmologia Dessana, contador de história e ilustrador. Foi vencedor da coleção PROARTE de Literatura de 2013 da Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas, vencedor do Prêmio de Tamoios de 2012 e recebeu menção de honra da Obra literária Indígena de 2012 da Feira Nacional de Literatura Infanto-Juvenil FNLIJ no Rio de Janeiro. É autor dos livros infanto-juvenis Yahi Puíro Ki’ti – A origem da Constelação da Garça, publicado pela Editora Valer, e Waímurã Ki’tiakã – Historinhas dos Animais, publicado pela Secretaria de Cultura do Amazonas. Participou da obra literária antologia LETRAS na Universidade de São Carlos, lançou o Poema “Dessana” no Im Flug der Harpyie. No Voo da Harpia: Indigene Poesa Aus Dem Brasianischen Regenwald, publicado na Alemanha, e é autor de Calendário Lunar do povo Dessana.; Negro, Mauricio (Ilustrador) - É ilustrador, escritor e designer identificado com temas ancestrais, mitológicos, ambientais, étnicos e ligados à diversidade cultural e artística brasileira. Participante de exposições e catálogos, já recebeu prêmios e menções no Brasil e no exterior. De Tiago Hakiy, ilustrou Awyató-pót: histórias indígenas para crianças. Com Vãngri Kaingáng, escreveu e ilustrou Jóty, o tamanduá, e, com Daniel Munduruku, é autor da adaptação A palavra do grande chefe. Colabora com diversos escritores indígenas, entre eles Olívio Jekupé, Yaguarê Yamã, Lia Minápoty e Sulamy Katy, e também com obras relacionadas às raízes africanas e afro-brasileiras. É coordenador editorial da Coleção Muiraquitãs e membro do conselho diretor da Sociedade dos Ilustradores do Brasil (SIB).

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.