Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

eBook

O veludo das lagartas verdes



João Batista Melo, Migração interna, Migrante, Êxodo rural, São Paulo, Interior, Urbano, Rural, Melhores condições de vida, Borboletas, Metamorfose, Patagônia, Romance, Ficção, Literatura, Literatura brasileira, Ficção Contemporânea, Literatura contemporânea, Migração brasileira, Zona rural, Zona urbana, Novas oportunidades, Moacyr Scliar, Bernardo Ajzenberg, Folha de S. Paulo, Realismo Mágico, Murilo Rubião, Julio Cortázar, Lygia Fagundes Telles, José J, Geração 90 da literatura brasileira, Tampinha, Sozinha com a sua alma, As fadas da areia, A janela, A quem possa interessar, Um ano novo danado de bom, Malditas Fronteiras, Colecionador de sombras, Lanterna mágica: infância e cinema infantil, Descobrimentos, Um pouco mais de swing, As baleias de saguenay, O inventor de estrelas.


Sinopse

Um trem leva Antonio de sua pequena cidade até a distante capital do estado, que ele nunca visitara. Seu objetivo é encontrar Estevão, o filho único que, tempos atrás, partira em busca de melhores oportunidades de trabalho. A única informação que ele tem do paradeiro do filho é o endereço de uma pensão próxima ao centro da idade. Mas aquele antigo sobrado em breve será demolido, juntamente com outras construções do bairro para dar lugar a uma grande estrutura de avenidas e viadutos.
Na pensão, ele trava relacionamento com outros hóspedes, que lhe trazem algum conforto e apoio em sua busca. Em especial, ele se afeiçoa ao filho da dona da pensão, um adolescente com amizades perigosas e que parece saber sobre o destino de Estevão mais do que aparenta.
É a partir daquele prédio condenado à demolição que Antonio começa a jornada para encontrar Estevão, enquanto tenta entender um mundo muito diferente daquele que conhecia em sua terra natal. Ao mesmo tempo, ele testemunha a transformação de uma capital quase provinciana em uma metrópole desumana e violenta, como é a maioria das grandes cidades.
Mas em meio ao desânimo e ao desencanto, ele descobre as borboletas.

Final dos anos 1970. Antonio deixa pela primeira vez o pequeno vilarejo onde mora no interior para sair à procura de Estevão, seu filho que partira, anos antes, rumo à capital do estado.
A única informação que tem para iniciar a busca é o endereço de uma pensão, mas ela está prestes a desaparecer em meio a obras que transformam um tradicional bairro de Belo Horizonte num torvelinho de tratores, poeira e implosões.
O premiado escritor João Batista Melo mescla seu estilo poético às influências do neorrealismo italiano e do policial noir de Hollywood para contar a jornada de um homem à procura não somente de um filho, mas da compreensão dos destinos de sua pequena família e de sua própria existência.

“Melo demonstra possuir traquejo e imaginação prodigiosa ao compor frases e escolher palavras”.
— Bernardo Ajzenberg, Folha de São Paulo

“Um autor com amplo domínio do texto e uma capacidade de penetrar nos mistérios da
existência como raramente se vê”.
— Moacyr Scliar

Metadado adicionado por Editora Alta Books em 11/09/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9786560251847 (ISBN do Livro Impresso)


Metadados adicionados: 11/09/2024
Última alteração: 31/10/2024

Autores e Biografia

Melo, João Batista (Autor) - João Batista Melo nasceu em 1960, em Belo Horizonte. Graduado em comunicação social pela UFMG, é mestre em multimeios pela Unicamp. Publicou os romances Malditas fronteiras (Prêmio Cidade de Belo Horizonte, 2014) e Patagônia (Prêmio Nacional Cruz e Sousa, 1998), o ensaio A tela angelical: infância e cinema infantil (Finalista do Prêmio Jabuti, 2010), e as coletâneas de contos Descobrimentos (2011), O colecionador de sombras (2008), Um pouco mais de swing (Prêmio Biblioteca Nacional, 1999), As baleias do Saguenay (Prêmio Paraná e Prêmio Cidade de Belo Horizonte, 1994) e O inventor de estrelas (Prêmio Guimarães Rosa, 1989). Dirigiu seis filmes de curta metragem, selecionados e premiados em diversos festivais no Brasil e no exterior. Músico, é compositor de trilhas sonoras.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.