Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Laboratório Palestina
como Israel exporta tecnologia de ocupação para o mundo



Palestina, Israel, IDF, Israeli Defense Forces, tecnologia militar, extrema direita, vigilância, Pegasus, espionagem, drones, guerra israelo-palestina, genocídio, setor armamentista


Sinopse

Israel desenvolveu um setor armamentista de categoria internacional, graças à conveniência de poder utilizar equipamentos em territórios palestinos ocupados para depois vendê-los como "testados em batalha". Graças à marca IDF [Israel Defense Forces], empresas de segurança israelenses figuram entre as mais bem-sucedidas do mundo. O Laboratório Palestina é um tradicional ponto de venda israelense. […] Essa vantagem vem sendo construída há muito tempo. Em Pobre nação, relato seminal do jornalista Robert Fisk sobre a guerra civil libanesa, fica claro que o manual militar e retórico israelense estava sendo desenvolvido no início da década de 1980, quando o país invadiu e ocupou o Líbano de forma desastrosa. Já naquela época, os israelenses usavam o termo "precisão cirúrgica" para descrever os ataques de sua força aérea. O saldo de incontáveis civis libaneses inocentes assassinados nos bombardeios testemunha a falácia do termo. No entanto, como mostro em Laboratório Palestina, o fracasso militar no Líbano não impediu que Israel usasse a guerra como vitrine de armamentos e táticas. Sua propaganda ofereceu um atraente elixir às nações que compraram a ilusão de que o Estado judeu poderia ajudá-las com seus próprios problemas internos. Isso não era de todo uma mentira, mas o imenso custo humano nunca foi considerado na equação.

— Antony Loewenstein, na Introdução

Metadado adicionado por Editora Elefante em 18/07/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 18/07/2024
Última alteração: 12/08/2024

Autores e Biografia

Loewenstein, Antony (Autor) - Antony Loewenstein é jornalista investigativo independente, escritor e cineasta australiano de origem judaica alemã. Trabalhou em dezenas de países, incluindo no Sudão do Sul, em 2015, e em Jerusalém Oriental, entre 2016 e 2020. Como jornalista, contribuiu para veículos como The New York Times, The Guardian, The Washington Post, Al Jazeera e The New York Review of Books. É autor de Disaster Capitalism: Making a Killing out of Catastrophe [Capitalismo do desastre: fazendo fortuna com a catástrofe] (Verso, 2015); Profits of Doom: How Vulture Capitalism is Swallowing the World [Lucros da destruição: como o capitalismo de rapina está destruindo o mundo] (Melbourne University Press, 2013); e My Israel Question [Minha questão com Israel] (Melbourne University Press, 2011), entre outros títulos. Com Ahmed Moor, lançou After Zionism: One State for Israel and Palestine [Depois do sionismo: um Estado para Israel e Palestina] (Saqi, 2024). Em 2023, Laboratório Palestina recebeu menção honrosa no prêmio Moore e venceu o prêmio Walkley Book da Austrália; em 2024, venceu o prêmio Victorian Premier’s Literary, na categoria escolha do público.

Áreas do selo: ArtesHumanidadesInfantojuvenilLiteratura nacional

Desde 2011, publicamos livros de não-ficção sobre diversos temas, entre os quais: feminismo, antropologia, América Latina, descolonização, alternativas. Temos em nosso catálogo mais de 100 livros, incluindo alguns HQs e livros de poesia. Conheça nossos títulos, amplifique as discussões e amplie as perspectivas.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.