Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

A colmeia



revolução feminina, distopia, liderança feminina, resistência, opressão de gênero, direitos das mulheres, organização clandestina, regime autoritário, identidade feminina, repressão estatal, sacrifício, empoderamento, sororidade, justiça social, distopia feminista, opressão feminina, Margaret O’Donnell, A colmeia, thriller político, mulheres na literatura, futuro distópico, resistência feminina, 1984, Fahrenheit 451, O conto da aia, Margaret Atwood, ficção especulativa


Sinopse

Um clássico perdido da ficção distópica, precursor de O conto da aia, finalmente publicado no Brasil.

Em um futuro não muito distante, com o país em colapso econômico, o ditador Gorston ascendeu ao poder culpando as mulheres pelos problemas da nação ao terem assumido os empregos dos homens.

Nesta nova sociedade, as mulheres têm apenas dois papéis possíveis: o de Esposas, para ficar em casa e ter filhos; ou então o de Operárias, realizando os trabalhos braçais que os homens não querem fazer. Essas trabalhadoras também são conhecidas como "Cinzentas", mulheres que sofreram lavagem cerebral para aceitar seu estado servil e foram forçadas a pintar o cabelo de grisalho e usar roupas cinza para se tornarem o menos atraentes possível.

Agora, um pequeno grupo de Operárias finalmente decidiu revidar e derrubar o regime opressor, mas o implacável chefe da polícia secreta de Gorston está determinado a exterminá-las a qualquer custo.

Único romance da ativista social irlandesa Margaret O'Donnell, A colmeia (1980) é uma importante redescoberta, um thriller distópico que compartilha temas e elementos de enredo comuns com o livro mais famoso de Margaret Atwood, O conto da aia, lançado somente cinco anos depois.

Publicado agora pela primeira vez no Brasil, o romance de Margaret O'Donnell encontra os leitores brasileiros mais de quarenta anos depois de sua primeira edição e continua mais atual do que nunca.

Para fãs de livros como 1984 e Fahrenheit 451 e da obra de Margaret Atwood, Ursula K. Le Guin, Octavia Butler, A colmeia é uma história que desafia, emociona e inspira, reafirmando seu lugar como um clássico moderno da ficção distópica.

Metadado adicionado por Grupo Autêntica em 10/07/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 10/07/2025
Última alteração: 10/07/2025

Autores e Biografia

O'Donnell, Margaret (Autor) - Margaret O'Donnell (1932-2019) foi uma ativista que ajudou a liderar o movimento social pela legalização da contracepção na Irlanda. Sua escrita destaca-se pela crítica social contundente e pela exploração de temas como opressão de gênero, identidade e resistência. Pouco se sabe sobre sua vida pessoal, mas sua contribuição à ficção feminista a coloca entre autoras relevantes da literatura distópica engajada.; Sousa, Bia Nunes de (Tradutor) - Bia Nunes de Sousa é produtora de conteúdo, tradutora, preparadora e revisora de textos há mais de vinte anos. Trabalha como editora de livros desde 2012, atuando na prospecção e produção de títulos nacionais e estrangeiros; também desenvolve projetos com escritores independentes, coordena publicações institucionais e dá palestras sobre o mercado editorial. É feminista de carteirinha e artesã da encadernação nas horas vagas.

Áreas do selo: AutoajudaHumanidadesLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazer

O Grupo Autêntica lançou, em 2013, a Editora Vestígio. Criada para abarcar romances policiais, o objetivo é oferecer literatura policial de qualidade, com obras consagradas de autores estrangeiros e livros inspirados em clássicos do cinema. Em seu catálogo, estão presentes autores europeus referências nos gêneros de thrillers, scandi crime e suspenses históricos, como Kristina Ohlsson, Pierre Lemaitre, Massimo Carlotto, Guillaume Prévost, Leena Lehtolainen, entre outros. A Vestígio também aposta em publicações para o público juvenil, trazendo histórias de personagens icônicos da literatura policial, como Jack, o Estripador, e Sherlock Holmes, o detetive mais popular do mundo. Livros-reportagem e livros investigativos inspirados ou que inspiraram obras cinematográficas também marcam presença no catálogo da editora. Entre essas publicações, está o ganhador do Oscar de melhor filme e melhor roteiro original em 2016, Spotlight: segredos revelados, uma série de reportagens do jornal The Boston Globe que desvelou os casos de abuso sexual de crianças por padres católicos.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.