Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Kit Cuidando da saúde mental



psicologia, pensamento, depressão, toc, ansiedade, síndrome do pânico, terapia, budismo, zen-budismo, mindfulness, meditação, insight, saúde mental


Sinopse

TALVEZ VOCÊ DEVA CONVERSAR COM ALGUÉM
De modo geral, buscamos a ajuda de um terapeuta para melhor compreender as angústias, os medos, a culpa ou quaisquer outros sentimentos que nos causam desconforto e sofrimento. Mas quantos de nós já paramos para perguntar: o terapeuta está imune à gama de questões que ele auxilia seus pacientes a dirimir e superar, dia após dia? A autora best-seller e terapeuta Lori Gottlieb nos mostra que a resposta a essa pergunta traz revelações surpreendentes.

Quando ela se vê emocionalmente incapaz de gerenciar uma situação que perturba sua vida, uma amiga lhe faz uma sugestão: talvez você deva conversar com alguém.

Combinando histórias reunidas a partir de sua rica trajetória como terapeuta (distribuídas entre quatro personagens inesquecíveis) à sua própria experiência como paciente, Lori nos oferece um relato afetuoso, leve e comovente sobre a universalidade de nossas perguntas e ansiedades, e joga luz sobre o que há de mais misterioso em nós, afirmando nossa capacidade de mudar nossas vidas.

Uma jornada emocionante de autodescoberta, uma homenagem à natureza humana e um lembrete sobre a importância de sermos ouvidos, mas também de sabermos ouvir. Um livro sobre a importância dos encontros, dos afetos e da coragem de todos os que partimos para a aventura do autoconhecimento.

TERAPIA ZEN
Em um mergulho notável nas bases do relacionamento terapêutico, o renomado psiquiatra Mark Epstein reflete sobre um ano de sessões de terapia com seus pacientes para observar como sua formação em psicoterapia ocidental e suas décadas de estudo sobre o budismo podem, em conjunto, trazer mais conscientização e gentileza - para seus pacientes e para ele mesmo.

Durante anos, o psiquiatra e escritor best-seller Mark Epstein manteve suas crenças no budismo separadas de seu trabalho em consultório. Contentava-se em praticar a meditação mindfulness sozinho ou em alguns retiros, e confiava que a influência budista na própria vida deveria permanecer invisível aos olhos de seus pacientes. Mas à medida que ele passou a compartilhar suas inclinações espirituais durante as sessões, ficou surpreso ao perceber que muitas pessoas estavam ansiosas para aprender mais sobre meditação e budismo. A separação entre o psicológico, o emocional e o espiritual não era tão distinta quanto se poderia pensar.

Em Terapia zen, Mark Epstein mostra de que maneira, no decorrer de um ano, sua formação budista influenciou como conversou e cuidou de seus pacientes. Entre uma sessão e outra, ele percebeu que tanto a meditação quanto a psicoterapia favorecem nossa disposição para enfrentar as dificuldades da vida com uma coragem e um equilíbrio que podem ser difíceis de obter.

Neste recorte da vida em seu consultório, o autor mostra que a terapia, uma ferramenta da medicina ocidental, pode de fato ser considerada uma meditação em dupla. A atenção plena, assim como um bom terapeuta, pode ancorar nossa consciência, mostrar o caminho para nossos sentimentos e nos ajudar a encontrar a paz interior.

Ao longo de um relato profundamente pessoal que une a sabedoria de dois mundos, Mark Epstein trata a relação terapêutica como amizade espiritual e revela como um terapeuta pode ajudar os pacientes a cultivar a sensação de que na vida de todos nós sempre há algo com que se maravilhar e no que confiar, não importa o quanto estejamos frágeis ou estressados. Quando percebemos o quanto interpretamos mal a nós mesmos, quando paramos de nos apegar a uma autoimagem falsamente construída, quando entramos em contato com o âmago do ser, aí sim, podemos relaxar.

DO QUE ESTAMOS FALANDO QUANDO FALAMOS DE ANSIEDADE, DEPRESSÃO E OUTROS PROBLEMAS EMOCIONAIS
"Os transtornos mentais são um dos temas mais obscuros da medicina. Cercados de preconceitos medievais, os portadores desses distúrbios e as pessoas que convivem com eles enfrentam anos de sofrimento solitário antes de procurar ajuda. Com muita propriedade, este livro fala de depressão, ansiedade, abuso de drogas psicoativas, pânico, esquizofrenia, doença de Alzheimer e outros males que se instalam na região nebulosa em que a consciência emerge da complexidade dos circuitos de neurônios que formam o cérebro humano. Os autores entrevistaram pacientes, familiares, médicos e psicólogos especializados para apresentar esse conjunto de transtornos numa linguagem clara, com a intenção nítida de desmistificá-los e de servir de orientação para todos nós que lutamos para manter a sanidade num mundo cada vez mais enlouquecedor. É um livro muito interessante, bem escrito, que trata das alterações da mente e do comportamento humano como se os autores conversassem com o leitor."
Drauzio Varella, médico e escritor

Este livro é um guia acessível sobre problemas emocionais, ainda pouco diagnosticados e tratados, mas que atingem uma em cada três pessoas ao longo da vida. Com o apoio de especialistas renomados e relatos de quem já viveu um problema desse tipo, Naiara Magalhães e José Alberto de Camargo ajudam a identificar a linha que separa as inconstâncias normais do ser humano das desordens psíquicas. Eles explicam como se originam esses transtornos, seus sintomas, tratamentos, perspectivas de cura e controle, dicas de como a família pode ajudar e o que fazer para manter a saúde da mente.

Metadado adicionado por Grupo Autêntica em 22/08/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 22/08/2024
Última alteração: 09/09/2024
Última alteração de preço: 22/08/2024

Autores e Biografia

Gottlieb, Lori (Autor) - Lori Gottlieb é psicoterapeuta e autora best-seller do New York Times de Talvez você deva conversar com alguém, que já vendeu mais de um milhão de cópias e atualmente está sendo adaptado como uma série de televisão. Além de sua prática clínica, ela é coapresentadora do popular podcast Dear Therapists produzido por Katie Couric e escreve a coluna semanal Dear Therapist da revista The Atlantic. É presença recorrente em programas como The Today Show, Good Morning America, CBS This Morning, CNN e Fresh Air, da NPR. Sua palestra TED foi uma dos 10 mais assistidas do ano. É autora do novo livro Workbook: Talvez você deva conversar com alguém. ; Epstein, Mark (Autor) - Mark Epstein é psiquiatra formado em Harvard e atualmente mora em Nova York, onde atende seus pacientes em terapia. É autor de vários livros sobre a relação entre o budismo e a psicoterapia, como Advice Not Given (2018), The Trauma of Everyday Life (2013), Thoughts without a Thinker (1995) e Going to Pieces without Falling Apart (1998).; Magalhães, Naiara (Autor) - É jornalista, natural de Belo Horizonte. Por quatro anos foi repórter da revista Veja, em São Paulo, cobrindo temas nacionais e assuntos da área da saúde. Em 2012, publicou o livro Não é coisa da sua cabeça (Editora Gutenberg), sobre alguns dos transtornos emocionais mais comuns na atualidade.; Camargo, José Alberto de (Autor) - Paulistano, é administrador de empresas. Em seus 78 anos de vida e na gestão dos milhares de funcionários das companhias por onde passou, pôde constatar a alta incidência estatística dos transtornos emocionais e o impacto empresarial, social e familiar das “doenças da alma”. É coautor do livro É câncer! (Oirã, 2008).; Nazarian, Elisa (Tradutor)

Áreas do selo: AutoajudaHumanidadesLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazer

O Grupo Autêntica lançou, em 2013, a Editora Vestígio. Criada para abarcar romances policiais, o objetivo é oferecer literatura policial de qualidade, com obras consagradas de autores estrangeiros e livros inspirados em clássicos do cinema. Em seu catálogo, estão presentes autores europeus referências nos gêneros de thrillers, scandi crime e suspenses históricos, como Kristina Ohlsson, Pierre Lemaitre, Massimo Carlotto, Guillaume Prévost, Leena Lehtolainen, entre outros. A Vestígio também aposta em publicações para o público juvenil, trazendo histórias de personagens icônicos da literatura policial, como Jack, o Estripador, e Sherlock Holmes, o detetive mais popular do mundo. Livros-reportagem e livros investigativos inspirados ou que inspiraram obras cinematográficas também marcam presença no catálogo da editora. Entre essas publicações, está o ganhador do Oscar de melhor filme e melhor roteiro original em 2016, Spotlight: segredos revelados, uma série de reportagens do jornal The Boston Globe que desvelou os casos de abuso sexual de crianças por padres católicos.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.