Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

O que aprendi sobre a felicidade com meu vizinho de 102 anos



felicidade, amigos, amizade, amor, família, vizinhos, vizinhança, estoicismo, longevidade, envelhecimento, motivação, inspiração, lição de vida, jazz, medicina


Sinopse

Uma história de amizade entre um médico centenário e um jornalista, repleta de lições e segredos para uma vida longa e feliz.

Quando o jornalista David von Drehle se mudou de Washington para Kansas City, não imaginou que sua vida iria mudar completamente e de uma maneira bem inesperada: ao ver seu vizinho Charlie White lavando o carro da namorada. Detalhe: na ocasião, Charlie tinha 102 anos.

Começava ali uma forte amizade - e, para David, uma profunda lição sobre o sentido da vida. Charlie White não era um vizinho qualquer: era alguém que nasceu antes da invenção do rádio, mas viveu tempo suficiente para usar um smartphone. Alguém cuja infância foi interrompida por uma tragédia chocante, mas que desenvolveu estratégias de sobrevivência que refletem milhares de anos de sabedoria humana. Alguém cujo espírito de aventura e de amor pela vida levou-o a fazer uma viagem épica através dos Estados Unidos e a participar de shows da Era do Jazz nos anos 1920, a cruzar a cidade a bordo de ambulâncias durante as guerras de gângsters na década de 1930, a improvisar técnicas para as primeiras cirurgias de coração aberto e a viajar pela Amazônia nos anos 1950 como convidado do presidente do Peru – e isso apenas durante a primeira metade da vida.

David Von Drehle compreendeu que a resiliência de Charlie era o que fazia dele uma pessoa extraordinária, um mestre na arte de prosperar em tempos de mudanças dramáticas. Inspirado por essa convivência inusitada, David decidiu registrar em livro tudo o que aprendeu com Charlie de forma que seus próprios filhos também aprendessem a ser destemidos na busca de uma vida boa, feliz e significativa.

"Recomendo demais este livro, cheio de história, sabedoria, senso comum e muitas risadas. Quem me dera ter morado na frente da casa do Charlie e chegar aos 102 anos!"
Tom Hanks

"Um relato original e altamente legível de uma esplêndida vida americana."
The Wall Street Journal

"Tal como acontece com o próprio Charlie, este livro não trata apenas de carinho, mas de persistência; não apenas de bondade, mas de coragem. É também um exemplo brilhante da magia que pode acontecer quando um mestre contador de histórias com uma mente profundamente questionadora encontra que tem escondido dentro de si um milhão de oportunidades tentadoras para aprender, questionar e crescer. Dizer que o livro é inspirador é um grande eufemismo. Sou uma pessoa melhor por tê-lo lido."
Candice Millard, escritora

"Ninguém escreve tão bem sobre tantas coisas como David Von Drehle, e a sua excelência é plenamente demonstrada neste pequeno exame de uma vida bem vivida. Numa época que suscita, como recompensa, uma depreciação incessante, ele mostra a beleza de um elogio elegante. A gente nunca se esquecerá de Charlie White, que tinha 102 anos quando chamou a atenção de Von Drehle."
George F. Will, jornalista

"Em todas as épocas, um autor escreve um livro genuinamente original, que quebra fórmulas. David Von Drehle fê-lo neste livro, uma história incrível dos últimos 100 anos. Charlie é revelado pela história pessoal de um homem, um vizinho acidental no Kansas, que encontra a alegria e o que importa. Não acho que estrague o final divulgar algumas das lições aprendidas por Charlie: 'Pratique a paciência. Sorria com frequência. Saboreie momentos especiais. Por vezes, seja brando'."
Bob Woodward, jornalista e escritor, autor de Todos os homens do presidente (com Carl Bernstein)

"Há algo de mágico no fato de David Von Drehle, um dos mais talentosos cronistas de história da nossa nação, ter-se encontrado com Charlie White, que viveu mais tempo do que qualquer outra pessoa que a gente possa conhecer. Esta história ambientada em Kansas City é sobre a bondade e o espírito americano. É também sobre o tempo e a graciosidade com que uma vida pode ser vivida nesta terra verde."
Wil Haygood, jornalista

"O livro de David Von Drehle é um feito monumental, envolto na experiência de um homem americano comum do seu tempo. Nesta história espantosamente verídica, 100 anos de eras americanas tornam-se experiências íntimas de cortar a respiração, os fatos históricos tornam-se pessoais e um vizinho torna-se uma figura de profunda nobreza. Nunca mais voltamos a olhar para os vizinhos da mesma forma."
Sally Jenkins, escritora

"Uma maravilhosa parábola de resiliência e durabilidade, cheia de surpresas e notas de graça. David Von Drehle está entre os nossos observadores mais astutos da condição humana. No Dr. Charlie White - médico, centenário, bon vivant -, David encontrou um personagem digno do seu talento."
Rick Atkinson, escritor

"Este livro não é apenas um olhar amoroso sobre uma vida espantosa de quase 105 anos, é um olhar sobre nós mesmos."
Rick Reilly, escritor

"Excelente! Von Drehle deu aos seus filhos, às crianças em geral e todos nós um guia sobre a vida e um importante olhar para o passado recente, para a forma como a vida costumava ser. Esperemos que isso sirva de alerta para sabermos que a boa vida é a vida que temos agora. Leia este livro para entender o porquê."
Forbes

"Um livro de memórias esplêndido e inspirador, que explora o significado da vida e a resiliência do espírito humano. Este retrato pessoal profundamente envolvente de um centenário notável também oferece um relato absorvente da inventividade dos cidadãos dos EUA – e do próprio país que se esforça continuamente para evoluir e melhorar."
Shelf Awareness

"A descrição detalhada que Von Drehle faz da vida de White - especialmente a sua visão (e, por vezes, a sua participação) em desenvolvimentos médicos inovadores - é fascinante. A amizade entre os dois homens é comovente. Este livro tem muito para oferecer".
Publishers Weekly

Metadado adicionado por Grupo Autêntica em 05/02/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 05/02/2024
Última alteração: 16/10/2024

Autores e Biografia

Drehle, David Von (Autor) , Nazarian, Elisa (Tradutor)

Áreas do selo: AutoajudaHumanidadesLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazer

O Grupo Autêntica lançou, em 2013, a Editora Vestígio. Criada para abarcar romances policiais, o objetivo é oferecer literatura policial de qualidade, com obras consagradas de autores estrangeiros e livros inspirados em clássicos do cinema. Em seu catálogo, estão presentes autores europeus referências nos gêneros de thrillers, scandi crime e suspenses históricos, como Kristina Ohlsson, Pierre Lemaitre, Massimo Carlotto, Guillaume Prévost, Leena Lehtolainen, entre outros. A Vestígio também aposta em publicações para o público juvenil, trazendo histórias de personagens icônicos da literatura policial, como Jack, o Estripador, e Sherlock Holmes, o detetive mais popular do mundo. Livros-reportagem e livros investigativos inspirados ou que inspiraram obras cinematográficas também marcam presença no catálogo da editora. Entre essas publicações, está o ganhador do Oscar de melhor filme e melhor roteiro original em 2016, Spotlight: segredos revelados, uma série de reportagens do jornal The Boston Globe que desvelou os casos de abuso sexual de crianças por padres católicos.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.