Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Escrevo seu nome no arroz



Ficção brasileira, romance, prosa poética, poesia, escritores contemporâneos brasileiros, jovem escritor, Um nome inteiro disposto à montaria, prêmio Oceanos, finalistas Oceanos, semifinalistas Oceano, ditados populares, superstições, livros sobre luto, Torto Arado, Itamar Vieira Junior, Dois irmãos, Milton Hatoum, Guimarães Rosa, Primeiras Estórias, Grande sertão, veredas, Aline Bei, O peso do pássaro morto, Luiza Romão, Também guardamos pedras aqui, Veronica Stigger, Sombrio, ermo, turvo, Krakatoa, Samanta Schweblin, Distância de resgate, Mariana Enriquez, Fernanda Melchor, Temporada de Furacões, Monica Ojeda, Mandíbula, Os perigos de fumar na cama, gótico latino-americano, horror latino-americano, gótico brasileiro, livros de medo, folclore brasileiro, Gótico Nordestino, Cristhiano Aguiar, histórias de terror, terror brasileiro, Tênebra, terror nacional, Roberto Bolaño, desaparecimentos; homoerotismo, gay, Pedro Páramo, Amada, Toni Morrison, A terra dar a terra quer, Antônio Bispo


Sinopse

Em uma cidade na zona rural, de terra vermelha e com uma figueira num descampado, dois irmãos agora órfãos enterram a mãe. Simão, o mais velho, é dado às marras e confusões e protege o caçula, mais sensível, das hostilidades alheias. O menor é gago e, embora não consiga pronunciar trava-línguas, narra o romance em capítulos curtos com seu pensamento “sem rebarba” e uma linguagem única, que situa Caetano Romão entre os grandes prosadores de sua geração. Um dos irmãos tem como amuleto o nome gravado no arroz, o outro não desgruda de seu baralho. Os dois têm casa, caminhonete, gato e um ao outro, pois, como afirma Andrea del Fuego na orelha do livro, “o afeto é um jeito de esquecer a terra que aguarda seus corpos”.
Eles estão unidos pelo ritmo do cotidiano e coreografam seus gestos, sombras e mistérios até que começam a escutar vozes vindas do ventre da terra, ininteligíveis e inexplicáveis, e a lógica da proteção se inverte. Simão começa a padecer de certo mal invisível, enquanto o caçula-protagonista se encarrega de curá-lo. Minucioso na limpeza e arrumação, o narrador é o responsável pelos cuidados da casa, por manter a ordem, a compreensão, a sagacidade diária. O que era fragilidade pouco viril torna-se triunfo.
Mas o mundo dos sentidos explícitos não é o deste Escrevo seu nome no arroz. Romance de estreia de Caetano Romão, este livro é muito mais uma ode às linguagens, ou, como chamou Edimilson de Almeida Pereira, uma “alquimia ficcional”. Por sua prosa poética e bem-humorada, somos levados para a oralidade dos recantos do país, engolfados em um solo fértil de sabedoria popular, superstições, encantos e horrores que pairam nos quintais. Seja pelas traquinagens dos gatos, pelas curas com banhos, xaropes, unguentos e fés não ditas, seja pelos personagens que pegam carona no alumbramento da paisagem, o livro nos povoa de feitiços: os da língua e os sobrenaturais.

Metadado adicionado por Editora Fósforo em 09/04/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9786586135350 (ISBN de Produto do Mesmo Autor)


Metadados adicionados: 09/04/2025
Última alteração: 09/04/2025

Autores e Biografia

Romão, Caetano (Autor) - CAETANO ROMÃO nasceu em Ribeirão Preto (SP) em 1997 e vive em São Paulo desde 2015. É doutorando em Teoria e História Literária pela Unicamp. Publicou Um nome inteiro disposto à montaria (7Letras, 2021), livro semifinalista do prêmio Oceanos em 2022.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.