Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Os condenados da terra



Negritude; africana; racismo; antirracismo; ativismo; Guerra da Argélia; decolonial; imperialismo; decolonização; Caribe; negritude; alienação; direitos civis; França; anticolonialismo; psiquiatria; ativismo; sociologia; antropologia; conscientização; revolução; África; filosofia; opressão; alienação; Argélia; psicologia; colonialismo; negro; política; europeus; psicanálise


Sinopse

A obra-prima do mais importante pensador da luta antirracista e anticolonial. Os condenados da terra é o ponto culminante de uma obra radical e incontornável abreviada pela morte precoce do psiquiatra martinicano Frantz Fanon, um dos pensadores mais revolucionários do século XX. Ao analisar a situação colonial, Fanon tensiona política, sociedade e indivíduo, demonstrando de forma clara as estratégias e efeitos do poder dominante — o resultado da opressão é raiva, dor e loucura. Com isso, o autor desmonta a lógica colonial europeia — branca, brutal e racista —, e propõe uma “descolonização do ser”, afirmando: “É preciso mudar completamente, desenvolver um pensamento novo, tentar criar um homem novo.” Só assim é possível criar um mundo realmente humano, onde a massa deserdada de homens e mulheres dos países colonizados e pobres — os condenados da terra — sejam os inventores de sua própria vida. Publicado em 1961, ano da morte de Fanon, que o escreveu doente e sabendo que o tempo era escasso, o livro é considerado um clássico absoluto, suma de seu pensamento e um tratado magistral sobre as relações entre colonialismo, racismo e insubmissão. Esta edição traz apresentação de Thula Pires, Wanderson Flor do Nascimento e Marcos Queiroz, além do prefácio de Jean-Paul Sartre à edição original de 1961 e texto de Cornel West.

Metadado adicionado por Companhia das Letras em 31/10/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 31/10/2024
Última alteração: 31/10/2024

Autores e Biografia

Fanon, Frantz (Autor) , Ferreira, Ligia Fonseca (Tradutor) , Campos, Regina Salgado (Tradutor) , Sartre, Jean-Paul (Prefácio) , Mendonça, Oga (Capista)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.