Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Diálogos antipunitivistas



sistema prisional, punitivismo, antipunitivismo, punitivismo no brasil, segurança pública, encarceramento no brasil, prisões, direitos humanos, direitos humanos prisões


Sinopse

Quem mora no campo sabe de onde vêm os ventos mais fortes e como se desenham no horizonte as tempestades ameaçadoras.

Acontece fenômeno semelhante na experiência de pesquisadores da sociedade. Quem ao longo do tempo acompanhava de perto a história do Brasil, com informação e sensibilidade, identificando-se com a luta pelos direitos humanos, percebia na permanência do punitivismo feroz, indiferente ao que se convencionou chamar transição democrática, sintoma, indício e prenúncio assustadores: sintoma de continuidade do autoritarismo - ligando o contemporâneo às raízes escravocratas - ; indício de inconsistência da adesão social a valores democráticos; prenúncio de tempestades devastadoras, o revival do fascismo.

Depois da guerra híbrida, do Lawfare e do golpismo, que lançaram o país à beira do abismo -do qual escapamos por um triz, e provisoriamente-, após décadas de encarceramento em massa, guerra às drogas (de fato, aos pobres) e brutalidade policial, aprofundando o racismo estrutural e as iniquidades, quem, a sério, ousaria negar que é urgente a desconstituição crítica do punitivismo?

Pois neste livro notável, Marco Mondaini nos oferece diálogos preciosos com importantes pensadoras e pensadores, que têm se dedicado a essa problemática, cuja centralidade é indiscutível.

Luiz Eduardo Soares
Antropólogo e ex-Secretário Nacional de Segurança Pública

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 06/05/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 06/05/2025
Última alteração: 06/05/2025

Autores e Biografia

Mondaini, Marco (Organizador) - Marco Mondaini é historiador, Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco. Apresenta o programa Trilhas da Democracia. Publicou pela Editora Alameda os livros A invenção da democracia como valor universal (2022) e Sistema prisional, o labirinto da punição (2024).; Batista, Nilo (Prefácio) , Soares, Luiz Eduardo (Orelha) , Malaguti, Vera (Colaborador) , Montenegro, Marília (Colaborador) , Andrade, Vera (Colaborador) , Coimbra, Cecília (Colaborador) , Zaffaroni, Raúl (Colaborador) , Barreto, Ana Luísa (Colaborador) , Farias, Glauciene (Colaborador) , Albuquerque, Clara (Colaborador)

Sumário

Sumário:

Prefácio - 7
Nilo Batista

Nota de apresentação - 15
Marco Mondaini

À guisa de introdução: Historicizar as prisões para derrubar suas grades - 17
Marco Mondaini

Capítulo 1 – A “onda” punitivista no Brasil - 31
Vera Malaguti

Capítulo 2 – A pena de prisão para os ‘mesmos’ - 55
Marília Montenegro

Capítulo 3 – Antipunitivismo e justiça restaurativa - 81
Vera Andrade

Capítulo 4 – Subjetividades punitivistas - 101
Cecília Coimbra

Capítulo 5 – O Estado perdeu o monopólio do poder punitivo - 119
Raúl Zaffaroni

Roda de Diálogo – Juventudes antipunitivistas - 135
Ana Luísa Barreto, Glauciene Farias e Clara Albuquerque

Sobre as autoras e os autores - 161



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.