Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Torturadores
Perfis e trajetórias de agentes da repressão na ditadura militar brasileira



Ditadura militar, ditadura militar brasileira, ditadura brasil, historia do brasil, livros alameda ditadura, colecao alameda ditadura, ditadura brasileira editora alameda, torturadores da ditadura brasileira, doi codi ditadura brasileira, Mariana Joffily, Mariana Joffily torturadores, Mariana Joffily livro alameda, Maud Chirio, Maud Chirio torturadores, Maud Chirio livro alameda editorial


Sinopse

A descoberta do perpetrador como tema historiográfico, sobretudo o seu tipo mais extremo – o torturador profissional a serviço do Estado – vem se consolidando no Brasil, mas ainda é um campo de conhecimento a ser ampliado. Tema difícil e indigesto, que desafia as bases éticas da pesquisa, é, ao mesmo tempo, um tema urgente e fundamental para a luta por verdade e justiça.

Neste livro, Mariana Joffily e Maud Chirio, duas historiadoras referenciais para o estudo da ditadura, apresentam um corajoso perfil coletivo dos agentes que atuaram diretamente na repressão aos opositores do regime militar. As autoras nos oferecem um livro fundamental para conhecer os mecanismos de funcionamento da repressão e as cadeias sociais e institucionais do terror de Estado, sempre evitando o risco de validar, ainda que involuntariamente, o ponto de vista de ações sempre abjetas dos torturadores.

Ancoradas em diversas fontes e em metodologias rigorosas, sem nunca ultrapassar os limites éticos e epistemológicos da historiografia, elas jogam luz no porão do regime.

Na verdade, a tortura e o torturador talvez nunca tenham sido, de fato, habitantes de um “porão”, mas o elo mais vil e violento de um sistema repressivo complexo, burocrático e institucionalizado. Nem por isso, menos perverso.

Marcos Napolitano

Sobre os autores:

Mariana Joffily é professora de História das Américas na UDESC e pesquisadora CNPq. Autora de O socialismo na França e no Brasil durante a II Internacional Socialista (2012), No centro da engrenagem (2013) e de artigos e capítulo sobre a repressão política nas ditaduras brasileiras e do Cone Sul. Traduziu Sobre o julgamento da História, de Joan Scott.

Maud Chirio é professora de História contemporânea na Université Gustave Eiffel (França). Ela é autora de A política nos quartéis (2012), organizou Pacificar o Brasil (2017) e Crise política e virada conservadora no Brasil (2021) e dirigiu o projeto de preservação das cartas enviadas ao presidente Lula na prisão, objeto do livro Querido Lula (2022).

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 21/02/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 21/02/2025
Última alteração: 21/02/2025

Autores e Biografia

Joffily, Mariana (Autor) - Mariana Joffily é professora de História das Américas na UDESC e pesquisadora CNPq. Autora de O socialismo na França e no Brasil durante a II Internacional Socialista (2012), No centro da engrenagem (2013) e de artigos e capítulo sobre a repressão política nas ditaduras brasileiras e do Cone Sul. Traduziu Sobre o julgamento da História, de Joan Scott.; Chirio, Maud (Autor) - Maud Chirio é professora de História contemporânea na Université Gustave Eiffel (França). Ela é autora de A política nos quartéis (2012), organizou Pacificar o Brasil (2017) e Crise política e virada conservadora no Brasil (2021) e dirigiu o projeto de preservação das cartas enviadas ao presidente Lula na prisão, objeto do livro Querido Lula (2022). ; Napolitano, Marcos (Orelha) , Godoy, Marcelo (Comentários / Notas)

Sumário

Introdução - 07

1. Por que se envolveram na repressão? - 23
Os interrogadores do DOI de São Paulo

2. Quem eram? - 51
As listas de agentes do Estado acusados de torturadores

3. Como foram treinados? - 101
A estratégia de formação de "homens de informações"

4. Como circulavam? - 123
Aspectos transnacionais da atuação dos agentes repressivos

5. Que carreiras desenvolveram? - 143
Os agentes dos DOI de São Paulo e do Rio de Janeiro

6. Como foram expostos à sociedade civil? - 175
As audiências dos agentes repressivos na Comissão Nacional da Verdade

7. Como veem a si mesmos? - 211
Declarações de um perpetrador

8. Quais foram as motivações dos torturadores? - 249
Uma agenda de pesquisa

Fontes - 273

Bibliografia - 277

Agradecimentos - 297

***



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.