Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Estado nacional e capitalismo no Brasil



ESTADO NACIONAL BRASIL, ESTADO NACIONAL E CAPITALISMO NO BRASIL, LIVRO ESTADO NACIONAL E CAPITALISMO NO BRASIL, EDITORA ALAMEDA ESTADO NACIONAL E CAPITALISMO NO BRASIL, CAPITALISMO NO BRASIL, ESTUDOS SOBRE CAPITALISMO NO BRASIL, JOSE ANTONIO SEGATTO, JOSE ANTONIO SEGATTO LIVROS, JOSE ANTONIO SEGATTO PROFESSOR, JOSE ANTONIO SEGATTO PROFESSOR UNESP, JOSE ANTONIO SEGATTO ESTADO NACIONAL E CAPITALISMO NO BRASIL, JOSE ANTONIO SEGATTO ESTADO NACIONAL, HISTORIA DO BRASIL SEGATTO


Sinopse

Neste livro o autor, valendo-se do método da sociologia histórica, buscou analisar a constituição do Estado nacional brasileiro, desde o início do século XIX, como um processo histórico-político de longa duração – cerca de dois séculos – realizado num ritmo lento, sem nunca se concluir plenamente. Indissociável ou como elemento constitutivo dele, explicita como foi realizado, num marco temporal de mais de um século – 1880/1980 – um extenso e complexo, mas disforme, desenvolvimento do capitalismo no país.

Os dois séculos de história do Estado nacional, na exposição do autor, foram caracterizados por terem sido, em grande medida ou preponderantemente, excludentes e autoritários em sentido lato. Um processo histórico no qual as liberdades foram constantemente cerceadas, a opressão e a iniquidade persistiram incólumes, os direitos de cidadania mutilados e refreados, a cultura política antidemocrática reatualizada – ou seja, a democracia, exceto em circunstâncias transitórias ou em interstícios temporários, foi praticada de forma instável e/ou imperfeita, tolerada dentro de certos limites pelos donos do poder; enfim, uma democracia limitada e contingente.

A interpretação, que o autor se propôs a realizar, teve como substrato bibliográfico uma conjunção de obras clássicas, acompanhados de estudos mais contemporâneos. Utilizou também obras literárias, pois entende que a ficção artística pode ser lida como testemunho excepcional da história.


Sobre o autor: José Antonio Segatto é Professor Titular (aposentado) de Sociologia da Unesp. Publicou, entre outros, os livros: Reforma e revolução (1995); Política, relações sociais e cidadania (2015); Cultura política e democracia (2020); Ficção e ensaio: literatura e história no Brasil (2012, em coautoria). Tem ainda artigos publicados em jornais como Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e outros.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 30/08/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 30/08/2024
Última alteração: 30/08/2024

Autores e Biografia

Segatto, José Antonio (Autor) - José Antonio Segatto é Professor Titular (aposentado) de Sociologia da Unesp. Publicou, entre outros, os livros: Reforma e revolução (1995); Política, relações sociais e cidadania (2015); Cultura política e democracia (2020); Ficção e ensaio: literatura e história no Brasil (2012, em coautoria). Tem ainda artigos publicados em jornais como Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e outros.

Sumário

Introdução - 9
1. Pré-história – Colônia Portuguesa na América - 13
2. Constituição do Estado nacional - 31
3. Estrutura agrária e relações de produção no campo - 89
4. Capitalismo e industrialização - 129
5. Burguesia: supremacia e projetos - 159
6. Proletariado: relações e conflitos de trabalho - 181
7. Organização da cultura - 217
8. Estado e sociedade civil - 251
9. Política e relações sociais - 271
10. Democracia e cidadania - 317

***



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.