Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Teoria crítica e o colapso neoliberal: política, estética e educação



Teoria critica, Ari Fernando Maia, Carlos Betlinski, Robespierre de Oliveira, teoria critica contemporanea editora alameda, colecao teoria critica editora alameda, neoliberalismo, ideologia neoliberal, neoliberalismo na prática, neoliberalismo política, neoliberalismo economia, neoliberalismo educação


Sinopse

Teoria crítica e o colapso neoliberal: política, estética e educação apresenta um conjunto de ensaios dedicados a examinar como experimentamos, neste presumível fim de linha da era neoliberal, a sensação objetiva de estarmos todos envolvidos em gigantesco colapso civilizacional.

Sensação sem dúvida agravada por quem habita país periférico, no qual a modernização ocorre quase sempre por meio da promoção da reposição dos piores arcaísmos nacionais e, dessa maneira, implicando a radicalização constante da barbárie – que teima assim em não ser superada. Modelo de modernização, diga-se de passagem, requerido pela própria dinâmica do capitalismo contemporâneo, hoje capaz de elevar terrivelmente os níveis de exploração dos homens e da natureza e de destruir por toda parte o meio ambiente, talvez até mesmo muitas nações.

O presente livro, contudo, indica ser ainda possível não nos deixarmos ser colonizados pela impotência ou pela inércia: ao contrário, ele se opõe com firmeza às destruições da era neoliberal sugerindo a possibilidade da resistência e da transformação. Esta, entretanto, requer, como condição necessária, a crítica radical: a reflexão acurada e bem acurada e bem calibrada pela dinâmica social a fim de – quem sabe? – futuramente informar uma prática por ela orientada.

Nessa direção, o livro pretende aprofundar a compreensão sobre as condições objetivas e subjetivas do colapso que presentemente experimentamos. Para tanto, o conjunto de artigos nele incluído abarca três níveis de problemas: políticos, estéticos e educacionais. A reunião dos textos almeja construir uma constelação capaz de iluminar alguns dos mais prementes problemas contemporâneas e de, dessa maneira, contribuir para evitarmos o pior.

Sobre os organizadores:

Ari Fernando Maia: Mestre em Psicologia Social e Doutor em Psicologia. Professor do departamento de Psicologia da Unesp em Bauru/SP e do programa de Pós Graduação em Educação Escolar da FCL Unesp Araraquara/SP. Membro do GEP Teoria Crítica e Educação. Co-organizador do livro Tecnologia, Política, Dominação – Resistências – Editora Nankin (2018).

Carlos Betlinski: Graduação em Filosofia e Pedagogia; mestrado (2000) e doutorado (2006) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor adjunto do Departamento de Educação da UFLA - Universidade Federal de Lavras. Membro do grupo de pesquisa Teoria Crítica e Educação (UFSCar) e do GEP Mosaico (Ufla). Editor chefe da Revista Devir, Departamento de Educação, Ufla.

Robespierre de Oliveira: Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos, doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo, e Pós-doutorado realizado na City University of New York, Pós-doutorado na FCL-Unesp Araraquara. Membro da International Herbert Marcuse Society. Tradutor e pesquisador de Marcuse e Teoria Crítica. Autor de O papel da filosofia na teoria crítica de Herbert Marcuse (Edunesp).

***


Metadado adicionado por Alameda Editorial em 13/03/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 13/03/2025
Última alteração: 01/04/2025

Autores e Biografia

Maia, Ari Fernando (Organizador) - Ari Fernando Maia: Mestre em Psicologia Social e Doutor em Psicologia. Professor do departamento de Psicologia da Unesp em Bauru/SP e do programa de Pós Graduação em Educação Escolar da FCL Unesp Araraquara/SP. Membro do GEP Teoria Crítica e Educação. Co-organizador do livro Tecnologia, Política, Dominação – Resistências – Editora Nankin (2018). ; Betlinski, Carlos (Organizador) - Carlos Betlinski: Graduação em Filosofia e Pedagogia; mestrado (2000) e doutorado (2006) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor adjunto do Departamento de Educação da UFLA - Universidade Federal de Lavras. Membro do grupo de pesquisa Teoria Crítica e Educação (UFSCar) e do GEP Mosaico (Ufla). Editor chefe da Revista Devir, Departamento de Educação, Ufla. ; Oliveira, Robespierre de (Organizador) - Robespierre de Oliveira: Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos, doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo, e Pós-doutorado realizado na City University of New York, Pós-doutorado na FCL-Unesp Araraquara. Membro da International Herbert Marcuse Society. Tradutor e pesquisador de Marcuse e Teoria Crítica. Autor de O papel da filosofia na teoria crítica de Herbert Marcuse (Edunesp).; Vedda, Miguel (Colaborador) , Giacóia Junior, Osvaldo (Colaborador) , Thompson, Michael (Colaborador) , Abromeit, John (Colaborador) , Bronner, Stephen Eric (Colaborador) , Carvalho, Débora C. de (Colaborador) , Batista, Sueli Soares dos Santos (Colaborador) , Freire, Emerson (Colaborador) , Costa, Virgínia Ferreira da (Colaborador) , Pucci, Bruno (Colaborador) , Machado, Francisco de Ambrosis Pinheiro (Colaborador) , Santos, Luiz Fernando (Colaborador) , Buron, Pablo Frau (Colaborador) , Betlinski, Carlos (Colaborador) , Mendonça, Hans Henrique da Silva (Colaborador) , Lobo, Dalva de Souza (Colaborador) , Silva, Anilde Tombolato Tavares da (Colaborador) , Silva, Alex Sander Da (Colaborador) , Loureiro, Robson (Colaborador) , Farr, Arnold (Colaborador)

Sumário

Sumário:

Homenagem - 11
Apresentação - 13

Política
Estado de exceção e o capitalismo transnacional - 29
Osvaldo Giacóia Junior

El Fascismo como farsa de la farsa: propaganda totalitária de Sigfried Krakauer - 49
Miguel Vedda

O triunfo da razão instrumental e unidimensional: tecnologia, mídia e educação em tempos de contrarrevolução - 63
Robespierre de Oliveira

Sociedade Cibernética e Prospectos da Teoria Crítica - 81
Michael Thompson

Populismo de direita e os limites da Teoria Crítica normativa - 93
John Abromeit

Soberania, Interferência e Crise - 107
Stephen Eric Bronner

Rumo ao Estado de exceção global? Origens e atuação do “Departamento de produção da Guerra” nos Estados Unidos da América - 121
Débora C. de Carvalho

O que esperar do capitalismo? Estado de exceção e história em Walter Benjamin - 137
Renato Franco

Vida digna, Estado de exceção e tecnopolítica: reflexões sobre as relações de dominação entre o humano e o não humano - 157
Sueli Soares dos Santos Batista; Emerson Freire

Uma análise metapsicológica do tipo antropológico autoritário de “A personalidade autoritária” - 173
Virgínia Ferreira da Costa

Estética:
“Os retirantes” de Portinari, de 1944, e seu diálogo crítico com os atuais retirantes, em condições de vulnerabilidade - 187
Bruno Pucci

Conto fantástico e mito em infância berlinense em torno de mil e novecentos, de Walter Benjamin - 203
Francisco de Ambrosis Pinheiro Machado

O bom ouvinte e a extrema tensão - 217
Luiz Fernando Santos

Th. W. Adorno: Los Escritos musicales como material para la elaboración de un proyecto de Historia de los estilos musicales en occidente - 231
Pablo Frau Buron

Um estado de arte como exceção em “adeus à linguagem” de Jean-Luc Godard - 247
Carlos Betlinski; Dalva de Souza Lobo; Hans Henrique da Silva Mendonça

Educação:
Da formação (Bildung ) à semiformação (Haldbidung ): a educação na sociedade administrada - 265
Anilde Tombolato Tavares da Silva

Teoria crítica e educação em tempos de exceção: o sentido educativo do pensamento constelativo em Adorno - 279
Alex Sander da Silva

Educar, Lembrar, Desnazificar: imperativos para o Zeitgeist contemporâneo - 293
Robson Loureiro

Teologia Política crítica como forma de resistência e Educação Revolucionária - 309
Arnold Farr

Sobre os autores - 321

***

















Para acessar as informações desta seção, Faça o login.