Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Cachorros
A história do maior espião dos serviços secretos militares e a repressão aos comunistas até a Nova República



ditadura a casa da vovo, a casa da vovo, autor de a casa da vovo, informante do pcb, traidor do pcb, infiltrado no pcb, cachorros, cachorros livro sobre o maior espiao do pcb, A história do maior espião dos serviços secretos militares e a repressão aos comunistas até a Nova República, espiao dos militares na ditadura, cachorros no exercito na ditadura, cachorros livro alameda, cachorros marcelo godoy, cachorros livro marcelo godoy, cachorros livro, cachorros alameda, cachorros histoira do maior espiao da ditadura, historia da ditadura, historia do regime militar, marcelo godoy, marcelo godoy estadao livros, marcelo godoy editora alameda


Sinopse

Sessenta anos depois do golpe, os segredos e mentiras que marcaram a Ditadura Militar continuam a assombrar a democracia brasileira. Revelar os esqueletos escondidos nos porões é uma missão que Marcelo Godoy vem cumprindo com talento, coragem e precisão. Em 2014, publicou o clássico "A Casa da Vovó: uma biografia do DOI-Codi", com relatos inéditos de policiais e militares que atuaram nos centros de torturas e assassinatos do regime.

Dez anos depois, ele volta com uma história ainda mais surpreendente. "Cachorros" descreve a saga do agente Vinícius, nome de guerra de Severino Deodoro de Mello, militante histórico do Partido Comunista Brasileiro (PCB), que se tornou o mais importante espião cooptado pela inteligência militar nos anos de chumbo. Mello contribuiu para dezenas de sequestros, mortes, prisões e desaparecimentos que ajudaram a neutralizar o PCB nos anos 1970.

Dessa forma, os militares pretendiam controlar o processo de abertura democrática sem a ameaça de um partido comunista organizado. Godoy junta neste livro o rigor do historiador, respaldado em documentos e pesquisas feitas em arquivos de cinco países, com a capacidade jornalística de narrar histórias envolventes, que ainda não foram contadas.

Bruno Paes Manso

--------------------------------
Marcelo Godoy é repórter e colunista do jornal O Estado de S. Paulo. É autor de "A Casa da Vovó, uma biografia do DOI-Codi (1969-1991), o centro de sequestro, tortura e morte da ditadura militar", também publicado pela Alameda, obra que recebeu os prêmios Jabuti (Livro do Ano de Não-Ficção) e de melhor ensaio social da Biblioteca Nacional. Godoy também é vencedor do prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 03/06/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 03/06/2024
Última alteração: 12/07/2024

Autores e Biografia

Godoy, Marcelo (Autor) - Marcelo Godoy é repórter e colunista do jornal O Estado de S. Paulo. É autor de "A Casa da Vovó, uma biografia do DOI-Codi (1969-1991), o centro de sequestro, tortura e morte da ditadura militar", também publicado pela Alameda, obra que recebeu os prêmios Jabuti (Livro do Ano de Não-Ficção) e de melhor ensaio social da Biblioteca Nacional. Godoy também é vencedor do prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos.; Manso, Bruno Paes (Orelha)

Sumário

Lista de siglas - 9

Introdução - 15

Parte 1. Pirilo e o sistema - 25
1. Antônio Pinto. A formação de um agente secreto - 27
2. A comunidade. O escudo e a espada do regime fardado - 57
3. Os mágicos. Rubens Paiva e a farsa do desaparecimento - 89
4. Se entrega, lamarca! A luta armada após o golpe de 1964 - 109

Parte 2. Vinícius e o partido - 133
1. A foice e a espada. Uma trajetória da rebeldia militar - 135
2. Um homem pacato. O partido e a formação de Vinícius - 157
3. O retrato. As rupturas em um partido vigiado - 177
4. O golpe e o pcb. Das reuniões em Moscou às cadernetas - 201
Caderno de Imagens - 231

Parte 3. Pirilo, Vinícius e a guerra - 249
1. Entre a cia e a kgb. Informantes, americanos e russos no Brasil - 251
2. As cobras e as flores. A Marinha inicia o cerco ao PCB - 279
3. Cerco e aniquilamento. O Exército assume o combate ao partido - 309
4. A débâcle. A direção do PCB no país é esmagada - 343
5. O espião em moscou. A ação de um infiltrado no Leste Europeu - 381
6. Punir e vigiar. A repressão aos comunistas até a anistia - 403
7. Operação pão de açúcar. Espionagem até a Nova República - 433
8. Até a morte. Al Capone e a Nova República - 489

Índice Onomástico - 507

Fontes - 521

Arquivos - 529

Bibliografia - 533

Agradecimentos - 549



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.