Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

O esquecimento das desavenças passadas
O processo de Independência do Brasil no Projeto Resgate “Barão do Rio Branco”



Barao do rio branco, o esquecimento das desavenças passadas, o esquecimento das desavencas passadas, o esquecimento das desavencas livro alameda, barao do rio branco alameda, o processo de independencia do brasil no projeto resgate barao do rio branco, arquivo ultramarino de lisboa, arquivo historico ultramarino de lisboa, joao carlos nara, erika dias, paulo de assuncao, denise porto, independencia do brasil editora alameda, historia colonial, historia do brasil


Sinopse

Desvendando os Enigmas da independência: Uma Jornada pelos Bastidores da História Brasileira

Nas páginas deste livro, mergulhe em uma investigação minuciosa sobre os eventos que teceram o processo de Independência do Brasil. Baseado na documentação do Projeto Resgate de documentação histórica "Barão do Rio Branco", oferece-se a transcrição dos documentos mais significativos e um inventário detalhado e multifacetado dos testemunhos do período que antecedeu e sucedeu o ato de emancipação brasileira.

Dos corredores das Cortes Gerais aos salões da corte portuguesa, acompanhe os embates políticos e sociais que moldaram o destino da nação. Vozes silenciadas da história também ecoam através desses registros, desafiando narrativas estabelecidas e revelando as complexidades de um momento crucial na história do país.

Prepare-se para se envolver em uma narrativa envolvente e esclarecedora, que lança luz sobre os bastidores da história. Este livro é mais do que um relato histórico; é uma jornada de descoberta, questionamento e reflexão sobre as origens e consequências da nossa Independência. Além de oferecer ao leitor um instrumento de pesquisa com o qual poderá se aventurar por caminhos antes não explorados, dentro da documentação disponibilizada pelo Projeto Resgate.


Sobre os autores:

João Carlos Nara Jr. é Arquiteto e Urbanista (UFF) e Doutor em História Comparada (UFRJ). Coordenou o Projeto Resgate Barão do Rio Branco de 2020 a 2022.

Érika Dias é Doutora em História Moderna (Universidade Nova de Lisboa-UNL), investigadora correspondente do centro de História de Além-Mar (UNL), Editora na Fundação Cesgranrio.

Paulo de Assunção é Doutor em História Ibérica (EHESS-Paris); Doutor em História Econômica e Social (Universidade Nova de Lisboa) e Doutor em História Social (USP).

Denise G. Porto é Mestre em História e doutoranda no Programa de Pós Graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira (PP-GH UNIVERSO).

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 06/06/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 06/06/2024
Última alteração: 06/06/2024

Autores e Biografia

Assunção, Paulo de (Autor) - Paulo de Assunção é Doutor em História Ibérica (EHESS-Paris); Doutor em História Econômica e Social (Universidade Nova de Lisboa) e Doutor em História Social (USP). ; Porto, Denise G. (Autor) - Denise G. Porto é Mestre em História e doutoranda no Programa de Pós Graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira (PP-GH UNIVERSO).; Nara Jr, João Carlos (Organizador) - João Carlos Nara Jr. é Arquiteto e Urbanista (UFF) e Doutor em História Comparada (UFRJ). Coordenou o Projeto Resgate Barão do Rio Branco de 2020 a 2022.; Dias, Érika (Organizador) - Érika Dias é Doutora em História Moderna (Universidade Nova de Lisboa-UNL), investigadora correspondente do centro de História de Além-Mar (UNL), Editora na Fundação Cesgranrio.

Sumário

Apresentação - 7
Iconoclastia versus celebração da Independência do Brasil - 7
Retorno às fontes de uma história do Brasil comum com Portugal - 8
Importância do Projeto Resgate Barão do Rio Branco para o Estado brasileiro - 10

Introdução - 13

A Independência do Brasil e “o esquecimento das desavenças passadas” - 20
A historiografia da Independência - 26
Brasil e Portugal: a trama das desavenças - 37

Transcrições - 103
1821 - 105
1822 - 144
1823 - 189
1824 - 201
1825 - 209
1826 - 236

Instrumento de pesquisa dos documentos sobre a Independência do Brasil existentes no Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa - 243

***



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.