Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Machado de Assis e os direitos humanos



MACHADO DE ASSIS EDITORA ALAMEDA, MACHADO DE ASSIS ALAMEDA, MACHADO ALAMEDA, MACHADO DE ASSIS E OS DIREITOS HUMANOS, MACHADO E DIREITOS HUMANOS, MACHADO E DIREITOS HUMANOS ALAMEDA, ANDREA SIRIHAL MACHADO DE ASSIS, ANDREA SIRIHAL MACHADO, ANDREA SIRIHAL EDITORA ALAMEDA, FELIPE BASTOS MANSUR, FELIPE BASTOS MANSUR MACHADO, FELIPE BASTOS MANSUR ALAMEDA, JULIO CEZAR CASTRO DE ROCHA


Sinopse

O II Encontro Recepção Contemporânea de Machado de Assis, realizado nos dias 10 e 11 de novembro de 2022 na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, teve como título: "Machado de Assis e os direitos humanos", e os dez textos reunidos neste volume correspondem às participações dos pesquisadores nas discussões de alguns tópicos fundamentais para os direitos humanos no Brasil: o acesso à leitura, a igualdade racial e de gênero e o combate à desigualdade social, levando em consideração a obra machadiana.

O contexto dos direitos humanos revela-se aberto a diversas possibilidades de releituras do texto literário: temas associados ao trabalho, à exploração capitalista, às condições de cidadania na sociedade brasileira (e tantos outros) permanecem, ainda, como tópicos riquíssimos a serem explorados por novos pesquisadores da obra de Machado de Assis. Este livro espera contribuir para o enriquecimento da crítica machadiana em torno de temas fundamentais ao nosso desenvolvimento social.

Machado de Assis foi, sem dúvida, um dos grandes intelectuais brasileiros a dedicar marcada atenção aos grandes problemas estruturais do Brasil, em suas configurações de império e jovem república. Os problemas continuam os mesmos, ele nos diz ironicamente, sugerindo que mudanças políticas nem sempre acarretam grandes mudanças sociais - e tais problemas, é triste constatar, permanecem em grande parte no Brasil no século XXI.

Desse modo, a compreensão da obra machadiana, em sua contribuição para um pensamento brasileiro aberto e democrático, para a inserção da literatura no patrimônio do povo brasileiro, é fundamental.



Sobre os organizadores:

Andréa Sirihal Werkema é professora de literatura brasileira da UERJ, e suas pesquisas, em geral, centram-se no século XIX. E doutora em literatura brasileira pelo Pós-Lit da UFMG, onde também se graduou. Publicou recentemente trabalhos sobre Machado de Assis e Álvares de Azevedo.

Felipe Bastos Mansur é professor de Teoria da Literatura do Instituto de Letras da UERJ e realiza pesquisa no âmbito do PRODOCÊNCIA/UERJ, intitulada "Teoria da literatura e educação literária", em torno de temas ligados à formação do leitor, teoria do efeito e estudos sobre o cânone literário.

João Cezar de Castro Rocha é professor titular de literatura comparada da UERJ. Autor de 14 livros e organizador de mais de 30 títulos. Seu trabalho encontra-se traduzido para o inglês, alemão, italiano, espanhol, francês e mandarim.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 15/04/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 15/04/2024
Última alteração: 15/04/2024
Última alteração de preço: 09/04/2024

Autores e Biografia

Werkema, Andréa Sirihal (Organizador) - Andréa Sirihal Werkema é professora de literatura brasileira da UERJ, e suas pesquisas, em geral, centram-se no século XIX. E doutora em literatura brasileira pelo Pós-Lit da UFMG, onde também se graduou. Publicou recentemente trabalhos sobre Machado de Assis e Álvares de Azevedo.; Mansur, Felipe Bastos (Organizador) - Felipe Bastos Mansur é professor de Teoria da Literatura do Instituto de Letras da UERJ e realiza pesquisa no âmbito do PRODOCÊNCIA/UERJ, intitulada "Teoria da literatura e educação literária", em torno de temas ligados à formação do leitor, teoria do efeito e estudos sobre o cânone literário.; Rocha, João Cezar de Castro (Organizador) - João Cezar de Castro Rocha é professor titular de literatura comparada da UERJ. Autor de 14 livros e organizador de mais de 30 títulos. Seu trabalho encontra-se traduzido para o inglês, alemão, italiano, espanhol, francês e mandarim.

Sumário

Apresentação - 7
Andréa Sirihal Werkema, Felipe Bastos Mansur e João Cezar de Castro Rocha

1. MACHADO DE ASSIS, CRONISTA DA ABOLIÇÃO: LITERATURA E EXPERIÊNCIA HISTÓRICA - 13
Ana Flávia Cernic Ramos

2. MULHER, MÃE E NAÇÃO: POLÊMICAS MACHADIANAS - 51
Anélia Montechiari Pietrani

3. AS ATRIBULAÇÕES DOS GERENTES DO ESCRAVISMO TARDIO: A NOÇÃO DE ASSUNTO NA COMPOSIÇÃO DO MEMORIAL DE AIRES - 73
Atilio Bergamini

4. AS FIGURAS MACHADIANAS: DO MITO NACIONAL AO ESCRITOR AFRODESCENDENTE - 107
Cesar Augusto de Oliveira Casella e Maria Aparecida Andrade Salgueiro

5. EICHMANN E SEUS PRECURSORES - 135
(Leitura de "Pai contra mãe")
Emílio Maciel

6. O LEITOR IGNARO E O LEITOR ENSIMESMADO: NOTAS SOBRE A LEITURA LITERÁRIA EM ALGUNS PERSONAGENS DE MACHADO DE ASSIS - 167
Felipe Bastos Mansur

7. "UMA POSSIBILIDADE DE NEGRO": APONTAMENTOS SOBRE A RECEPÇÃO DA OBRA MACHADIANA PELA CRÍTICA LITERÁRIA NEGRA - 197
Henrique Marques Samyn

8. NO LIMIAR DAS IMPOSIÇÕES DO PODER PATRIARCAI E DO DESEJO DE REDENÇÃO: ESTRATÉGIAS DE SUBJETIVAÇÃO DE PERSONAGENS FEMININAS EM CONTOS DE MACHADO DE ASSIS - 219
Lúcia Osana Zolin

Varia
9. RETICÊNCIA, SIMULAÇÃO E ETIQUETA NO MEMORIAL DE AIRES - 245
Giorgio de Marchis

10. "O GRITO DO IPIRANGA' E A PERSISTÊNCIA DO TOPOS HISTÓRICO (UM POEMA INÉDITO DE MACHADO DE ASSIS) - 263
Wilton José Marques

Sobre os autores - 293

***



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.