Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Perspectivas do comparativismo
José Luís Jobim e sua obra



JOBIM, JOSÉ LUIZ JOBIM, 1953, CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO, LITERATURA BRASILEIRA, HISTÓRIA E CRÍTICA, FÁBIO ALMEIDA DE CARVALHO, CIRCUM-RORAIMA, SEISCENTISMO, LITERATURA COMPARADA, RAZÃO E SENSIBILIDADE, COMPARATISMO, CIRCULAÇÃO LITERÁRIA, PENSAMENTO CRÍTICO, MACHADO DE ASSIS, GRAGOATÁ, HUMANIDADES, LITERATURA, MODERNISMO BRASILEIRO, COMPARATIVE VIEWS, MÁRIO DE ANDRADE, ARARAQUARA, PALAVRAS DA CRÍTICA, ILUMINISMO, LJL, CRÍTICA LITERÁRIA, TEORIA DO COMPARATISMO, NATURALISMO, TEATRO, NOVOMUNDISMO, TEXTOS TESTIMONIAIS, TEORIAS DA FA


Sinopse

Este livro constitui uma discussão franca e atenta da obra de José Luís Jobim. Sua contribuição aos estudos literários é analisada sob ângulos os mais diversos graças à visão generosa e ao trabalho diligente dos organizadores deste volume, todos os livros de José Luís Jobim foram relidos à luz de preocupações contemporâneas. O resultado é a encenação de um simpósio que, a pretexto de refletir sobre a obra de Jobim, coloca em rotação os temas e os conceitos que moldam a Teoria da Literatura no século XXI, aí incluída a pergunta difícil acerca da pertinência da disciplina num mundo dominado pela onipresença do audiovisual e do universo digital.

Os 31 capítulos que compõem este livro sugerem, aqui e ali, uma dimensão da presença de José Luís Jobim no mundo acadêmico que não se restringe à produção de uma obra. Penso no caráter exemplar de sua trajetória – e isso em pelo menos duas áreas nem sempre presentes no dia a dia de nossas universidades. Na formulação justa de Roberto Acízelo de Sousa, “Jobim não é um, são vários”. De um lado, a reflexão e a fecundidade de seus escritos e de suas reflexões são atestadas pelos artigos coligidos neste livro. Nas palavras exatas de Nabil Araújo, o esforço teórico de Jobim, “aborda temas e tópicos fundamentais do comparatismo nos séculos XIX, XX e XXI”. De outro, a exemplaridade do comportamento de Jobim comanda o respeito unânime de seus pares. Um conceito tradicional da cultura chinesa ilumina nossa percepção da personalidade de José Luís Jobim. Penso na noção de Junzi, cujo sentido abrangente reúne excelência intelectual e retidão de caráter, busca constante de autoaperfeiçoamento e preocupação genuína com o próximo, capacidade de ação racional e habilidade na escuta do outro.
- João Cezar de Castro Rocha



Sobre os organizadores:

Fábio Almeida de Carvalho é Professor na Universidade Federal de Roraima e autor de "A vida como ela é: lugar e função na obra de Nélson Rodrigues" e "Makunaima/Macunaíma: contribuições para o estudo de um herói transcultural".

Roberto Acízelo de Souza é professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e é autor de "Como e por que sou professor de literatura", "E a literatura, hoje?", "Um pouco de método", "Variações sobre o mesmo tema", "O império da eloquência: retórica e poética no Brasil oitocentista" e "Teoria da literatura: trajetória, fundamentos, problemas".

Roberto Mibielli é professor da Universidade Federal de Roraima e foi co-organizador de "Literatura, cultura e identidades da Amazônia: circulação, temas e sentidos" e "Cultura, mito e identidade: contextos,comparações, entrelugares".

Sheila Praxedes é professora na Universidade Federal de Roraima e foi co-organizadora de "Sobre viagens, viajantes e representações", "Literatura comparada, influências e fronteira" e "Partilha".

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 07/12/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 07/12/2023
Última alteração: 30/11/2024
Última alteração de preço: 30/11/2024

Autores e Biografia

Carvalho, Fábio Almeida de (Organizador) , Souza, Roberto Acízelo de (Organizador) , Mibielli, Roberto (Organizador) , Campos, Sheila Praxedes Pereira (Organizador)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.