Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Cem anos de Além do princípio do prazer



Freud, SIGMUNG, 1856-1939, PSICANÁLISE, PRINCÍPIO DO PRAZER (PSICOLOGIA), NAMBA JANAINA, SORAIA ANA CAROLINA SOLIVA


Sinopse

Cem anos de Além do princípio do prazer, de Ana Carolina Soliva Soria Janaina Namba (Orgs.)
Este livro, além de comemorar o centenário da obra de Freud, é também uma homenagem a um dos maiores estudiosos de Filosofia da Psicanálise no Brasil, Luiz Roberto Monzani, falecido em julho de 2021.

Os textos aqui reunidos mostram a influência e o alcance das pesquisas de Monzani, para quem Além do princípio do prazer é um texto “desorientador e embaraçoso”. Seguindo os passos do autor de Freud: o movimento de um pensamento, as presentes reflexões procuram destrinchar os movimentos do texto freudiano e seus principais conceitos de modo muito elegante: com clareza e profundidade.

A noção de pulsão de morte é sem dúvida uma das mais discutidas. E não poderia ser diferente, afinal, como bem assinala Monzani, essa é uma das noções mais difíceis e confusas da teoria freudiana. Em Além do princípio do prazer, Freud justifica o aparecimento (ou reaparecimento) da noção de pulsão de morte tanto de um ponto de vista clínico quanto teórico.

Para a metapsicologia, a noção responde ao dualismo pulsional, formando par com a pulsão de vida, mas é pensado em termos distintos dos dois outros dualismos pulsionais (de autoconservação e sexual; do eu e sexual). Se por um lado na clínica deve dar conta da compulsão à repetição, da agressividade e do masoquismo originário, outras dificuldades decorrem da formulação da noção de pulsão de morte e de Além do princípio do prazer como, por exemplo: a pulsão de morte é, afinal, pulsão ou instinto?; é da ordem da universalidade ou da singularidade?; qual seu papel na evolução da vida psíquica?; qual, enfim, sua relação com a dor, o ódio e a sublimação?

Se Deleuze tem razão de dizer que Além do princípio do prazer é a obra-prima de Freud, o presente livro é uma excelente contribuição para sua compreensão. E em tempos de pandemia, de bio e de necropolítica, é uma ferramenta privilegiada para nos ajudar a refletir sobre o nosso tempo, nossos modos de vida, nossos modos de se relacionar, sentir e ser.

Carolina Noto

Sobre as organizadoras: Ana Carolina Soliva Soria é professora do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e autora de Do indivíduo à cultura: um estudo sobre Freud (Paco, 2011). Organizou, com o prof. Luiz Roberto Monzani, a coletânea Freud: Filosofia e psicanálise (EdUFSCar, 2019). Janaina Namba é professora do departamento de Filosofia DFil –UFSCar, membro do GT de Filosofia e Psicanálise da ANPOF, do conselho de resenhas da revista Percurso do Instituto Sedes Sapientiae, autora do livro Expressão e linguagem (Blucher, 2020) e de vários artigos na área de psicanálise.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 03/08/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 03/08/2023
Última alteração: 03/11/2024
Última alteração de preço: 03/11/2024

Autores e Biografia

Soria, Ana Carolina Soliva (Organizador) , Namba, Janaina (Organizador)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.