Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A independência do Brasil em perspectiva mundial



Independências, Brasil, perspectiva mundial, História


Sinopse

A Independência do Brasil é um daqueles temas em constante debate e renovação, devido ao seu simbolismo como ato fundador de um novo corpo político, de um Estado autônomo e do início da construção de uma nação. Processo complexo e cheio de significados que ultrapassa as próprias fronteiras e se conecta às transformações sociais, econômicas, técnicas, culturais, políticas, científicas e religiosas que ocorrerem em outros territórios do mundo, durante o longo e agitado século XIX.
No texto de apresentação deste volume, João Paulo Pimenta descreve perfeitamente a importância e atualidade de se pensar a Independência do Brasil numa perspectiva globalizada. “Desde os primeiros passos de sua configuração como um Estado e uma nação soberanos”, diz o historiador, “o Brasil jamais esteve sozinho, isolado do mundo ao seu redor, e essa realidade jamais foi plenamente ignorada pela historiografia quando tomada em seu conjunto. Os modos de caracterizar essa realidade, porém, sempre variaram de acordo com os humores da historiografia. Atualmente, uma época de globalização do ofício do historiador em dimensões inéditas, com o incremento cada vez maior de redes de pesquisa, do acesso a arquivos e bibliotecas digitais, e da circulação transnacional de pesquisadores que hoje dispõem de incomparáveis incentivos para que se debrucem sobre temas de investigação não necessariamente restritos à história de seus respectivos países, a independência do Brasil se apresenta definitivamente – ainda que não exclusivamente – em perspectiva mundial”.
Analisar a independência dessa maneira não quer dizer menosprezar a conjuntura interna, mas jogar com diferentes escalas de análise, dar atenção aos movimentos, às conexões e aos fluxos de ideias, de práticas, de pessoas e de instituições. Envolve recortes espaciais mais complexos e por vezes mais fluídos. Os resultados são novas descobertas, novos olhares, novas luzes sobre o processo de emancipação do Brasil, mas não só, pois incidem também sobre o contexto atual, estabelecendo um diálogo entre o presente, o passado e os projetos de futuro. Olhar para nossa História nesse momento da efeméride dos 200 anos da Independência do Brasil é uma oportunidade de repensar quem somos e quem queremos nos tornar. Venha refletir conosco nas páginas desse livro. Boa leitura!
Ítalo Domingos Santirocchi
João Paulo Pimenta é professor do Departamento de História da Universidade de São Paulo desde 2004. Professor visitante em diversas universidades estrangeiras, é autor de oito livros editados em seis países, parte deles dedicados à história da Independência e suas escalas de tempo e espaço.
Ítalo Santirocchi é professor do Departamento de História e da pós-graduação em História da Universidade Federal do Maranhão. Doutor em História pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma) e com pós-doutoramentos em diferentes universidades. Pesquisa a História da Igreja Católica e a História das Religiões no mundo contemporâneo, com ênfase no Brasil monárquico.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 23/05/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 23/05/2023
Última alteração: 03/11/2024
Última alteração de preço: 03/11/2024

Autores e Biografia

Pimenta, João Paulo (Organizador) , Santirocchi, Ítalo Domingos (Organizador)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.