Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

O Brasil na Guerra das Malvinas
entre dois fogos



guerra das malvinas;, falkland;, argentina;, reino unido;, brasil;, militares;, guerra;, brasil argentina, política cone sul, ditadura argentina, ditadura militar argentina, brasil inglaterra, reino unido falklands


Sinopse

Quarenta anos depois dos trágicos episódios da Guerra nas Malvinas/Falklands, a perspectiva histórica e a liberação de documentos secretos permitem melhor compreender a participação do Brasil nesse conflito. O episódio é relatado por João Roberto Martins Filho em O Brasil e a Guerra das Malvinas: entre dois fogos.

Por meio de documentos ingleses e brasileiros, Martins Filho reconstrói um momento dramático da diplomacia brasileira: o alerta de Figueiredo aos EUA de que a posição brasileira poderia mudar em caso de ataque inglês à Argentina no continente. Nos meses entre abril e junho de 1982, o governo brasileiro exerceu uma diplomacia do fio da navalha.

Sua meta foi não contrariar os países beligerantes, ao mesmo tempo em que pendia para a Argentina. Na época, o Cone Sul estava tomado por ditaduras militares, embora o Brasil já estivesse avançado no processo de abertura política, enquanto a Argentina vinha de um brutal processo repressivo e colaborava com os EUA em outra “guerra suja”, a da América Central. Ao longo de todo o livro paira a sombra da guerra fria.

------------------------------------------------------

Localizar em um arquivo um documento entre milhares de fundos, pastas e caixas é trabalho que muitos já compararam ao de quem busca
ouro ou pedras preciosas. Abre-se documento após documento em uma sequência de cansar olhos e alma. Aos poucos se vai formando um novo acervo: o do pesquisador e de sua pesquisa.

Fazer isso ao redor do mundo atrás de algum conhecimento é a aventura a que se propôs em sua vida o professor João Roberto Martins Filho. O autor de O Palácio e a caserna, sobre as crises militares durante o regime imposto ao país com a deposição de João Goulart, traz agora com este O Brasil na Guerra das Malvinas: entre dois fogos o mais completo relato sobre a atuação do governo brasileiro – seus militares e sua diplomacia – no maior conflito bélico entre nações ocorrido na América do Sul nos últimos 40 anos.

Marc Bloch afirmou que todo historiador devia ter pelo menos uma paixão, que lhe dominasse e iluminasse o trabalho: “compreender”. Compreensão do homem e de seu tempo em meio ao desafio posto pela justiça e pela verdade. Jacques Le Goff precisou: “compreender, portanto, não julgar”. Em sua busca pela história do comportamento do Brasil durante o conflito, João Roberto submete suas fontes à difícil tarefa da compreensão.

E o retrato que nasce recria um momento decisivo para a política externa na América do Sul, lançando desafios aos países como o de dissuadir ameaças extrarregionais ao continente sem poder contar com os EUA. Enfim, sabe-se que, por mais importante que seja, nenhuma obra é definitiva. Cada nova geração, a partir de condições históricas transformadas, desenvolverá novas perspectivas sobre um fato, um personagem ou período. Mas todos os que se debruçarem sobre aqueles meses de 1982 contarão com o caminho já pavimentado por João Roberto.

Marcelo Godoy

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 05/05/2022

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 05/05/2022
Última alteração: 03/12/2024
Última alteração de preço: 17/11/2024

Autores e Biografia

Martins Filho, João Roberto (Autor) - João Roberto Martins Filho é Professor de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos. Bacharel em Ciências Sociais pela Unicamp (1976), onde também concluiu o Mestrado em Ciência Política (1986) e o Doutorado em Ciências Sociais (1993). Pela Alameda Editorial publicou os livros O palácio e a caserna, 1964-1969 (2019) e Os militares e a crise brasileira (2021).; Godoy, Marcelo (Orelha)

Sumário

Sumário:
Siglas e abreviaturas 9
Os sentidos da guerra 13
A surpresa 21
Entre dois fogos 31
O cubano tranquilo 43
A pedra no caminho 55
A esfinge brasileira 65
No calor da hora (I) 77
“Rejoice. Just Rejoice” 89
O ataque 105
Aftershocks 119
No calor da hora (II) 127
A paz agonizante 135
Entre quatro paredes 145
Tête-à-tête 153
O desembarque 165
Exocet 181
No calor da hora (III) 193
As duas guerras da Argentina 205
O anjo assassino 213
Oito dias em junho 227
Da importância de ser neutro 245
Os amigos britânicos 255
Uma história de mistério 265
No calor da hora (final) 273
Os dias seguintes 287
A volta do Belgrano 297
Referências bibliográficas 313



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.