Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A valorização capitalista do espaço e a teoria marxista do valor



Karl Marx, valor, marxismo, economia, economia marxista, capitalismo, 1818, 1883, espaço, valorização, A VALORIZAÇÃO CAPÍTALISTA DO ESPAÇO, A VALORIZAÇÃO CAPITALISTA DO ESPAÇO ALAMEDA, TEORIA DO VALOR MARX ALAMEDA, PAULO GODOY TEORIA DO VALOR, PAULO GODOY, PAULO GODOY ALAMED, ALAMEDA PAULO GODOY, PAULO GODOY MARXISMO, PAULO GODOY MARX, ALAMEDA MARXISMO, ALAMEDA MARX, ALAMEDA TEORIA DO VALOR, ESPAÇO HARVEY, ALAMEDA HARVEY ESPAÇO


Sinopse

A geografia histórica do capitalismo nos dois últimos séculos apresenta-se como um processo social caracterizado por profundas contradições, rupturas e continuidades, nas formas em que a sociedade entabula as relações entre si e com a produção das condições materiais e objetivas de sua existência.

De mero palco das ações humanas, a superfície terrestre torna-se, na sociedade capitalista, objeto de complexas mediações derivadas da reprodução social e dos modos específicos de organização do trabalho historicamente determinados pela lógica da acumulação de capital e valorização do valor.

A universalização da propriedade privada da terra e as sucessivas separações que marcam e caracterizam as relações sociais capitalistas conferem ao espaço geográfico o estatuto de espaço-mercadoria, conteúdo de valor de uso e de valor. Neste sentido específico, sob a ótica das relações capitalistas, pode-se falar em produção e valorização capitalista do espaço mediante a lógica intrínseca de realização dos processos sociais de reprodução da vida humana.

A partir dos escritos de Marx, busca-se fundamentar a análise da espacialidade do capital a partir das categorias trabalho abstrato, valor, capital fixo, renda da terra, fetichismo e fantasmagoria. O objetivo é trazer para o centro do debate sobre a produção e valorização do espaço as contribuições críticas do marxismo e, particularmente, da teoria marxiana do valor.

..........................

Sobre o autor: Paulo Godoy é professor de Geografia da Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro, atua nas áreas de Geografia Histórica e História do Pensamento Geográfico.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 31/03/2022

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 31/03/2022
Última alteração: 05/11/2024
Última alteração de preço: 05/11/2024

Autores e Biografia

Godoy, Paulo (Autor) - Paulo Godoy, professor de Geografia da Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro, atua nas áreas de Geografia Histórica e História do Pensamento Geográfico

Sumário

Prefácio, 7
Manoel Fernandes de Sousa Neto

Introdução, 11

Parte I: As condições gerais de formação do Capital, 25
1. A gênese do capital: a acumulação primitiva, 27
2. A propriedade privada e o trabalho assalariado, 39
3. Os circuitos do dinheiro e da mercadoria, 49

Parte II: A produção social do mais-valor, 61
4. Considerações sobre a teoria marxista do valor, 63
5. A teoria da renda fundiária, 83

Parte III: Da mercadoria ao espaço e do espaço à mercadoria, 101
6. Valor e espaço, 103
7. O capital fixo e suas formas de circulação, 117
8. A valorização capitalista do espaço, 131

Parte IV: A metrópole capitalista: fetichismo e fantasmagoria, 145
9. Metrópole e fantasmagorias, 147

Referências bibliográficas, 165



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.