Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Entre integralistas e nazistas
racismo, educação e autoritarismo no sertão de São Paulo



Racismo, História, São Paulo, Integralismo, Nazismo, crianças, violência, educação, autoritarismo, sertão paulista, sertões paulistas, fazendas são paulo, fazenda nazista, fazenda integralistas, nazistas em são paulo


Sinopse

Em 1998, o historiador Sidney Aguilar Filho dava uma aula sobre o nazismo alemão para uma turma de ensino médio quando uma aluna mencionou haver centenas de tijolos estampados com a suástica, o símbolo nazista, na fazenda de sua família. Esta informação despertou a curiosidade do historiador e desencadeou sua pesquisa, a qual revelou que empresários ligados ao integralismo e ao nazismo removeram 50 meninos órfãos do Rio de Janeiro/RJ para a Campina do Monte Alegre/SP na primeira metade do século 20. Esses meninos viveram dez anos de escravidão e isolamento em uma fazenda.

O trabalho reconstituiu laços estreitos entre setores das elites brasileiras e as perspectivas nazifascistas, refletidos em um projeto eugênico. Aloísio Silva, um dos sobreviventes, lembrou essa terrível experiência, que escravizou e numerou os meninos, ele mesmo transformado no menino 23.

Entre integralistas e nazistas apresenta a história dos anos 1920, 1930 e 1940 explicando como o Brasil absorveu e aceitou as teorias de eugenia e de pureza racial a ponto de incluí-las na Constituição de 1934. A trajetória da pesquisa reforça ainda mais as teses de que os conceitos de supremacia branca e as tentativas de branqueamento da população marcaram nossa sociedade, sendo o racismo e mais ainda a negação do mesmo ainda perenes.

-------------------------
Sobre o autor: Sidney Aguilar Filho é professor e historiador formado pela USP e doutor em Educação (UNICAMP), com pós-doutorado em História da Educação (UNESP). Recebeu o MH-Prêmio CAPES de Tese, Prêmios da Fundação Carlos Chagas e da Fundação Conrado Wessel. No audiovisual, integrou os projetos Menino 23 (Grande Prêmio do Cinema Brasileiro), O Paradoxo da Democracia e a série As Inconveniências Históricas. Atua como Pesquisador-Colaborador do DH-IFCH- UNICAMP.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 17/12/2021

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 17/12/2021
Última alteração: 22/07/2024
Última alteração de preço: 22/07/2024

Autores e Biografia

Aguilar Filho, Sidney (Autor) - Sidney Aguilar Filho é professor e historiador formado pela USP e doutor em Educação (UNICAMP), com pós-doutorado em História da Educação (UNESP). Recebeu o MH-Prêmio CAPES de Tese, Prêmios da Fundação Carlos Chagas e da Fundação Conrado Wessel. No audiovisual, integrou os projetos Menino 23 (Grande Prêmio do Cinema Brasileiro), O Paradoxo da Democracia e a série As Inconveniências Históricas. Atua como Pesquisador-Colaborador do DH-IFCH- UNICAMP.; Silva, Mário Augusto Medeiros da (Prefácio)

Sumário

Sumário:
Prefácio, por Mário Augusto Medeiros da Silva - 9
Apresentação e descrição do fundo documental das fazendas Cruzeiro do Sul, Santa Albertina e Reunidas do Arquivo Edgard Leuenroth - 13
Introdução 21

1. Da Eugenia da Glória e da Misericórdia aos Sertões do Paranapanema - 35
2. O Estado Eugênico - 53
3. Os pensadores eugenistas e suas influências na construção do Estado - 65
4. A cultura da segregação - 111
5. Colônia Educacional Agrícola e Eugenia - 125
6. O cotidiano dos meninos trabalhadores - 141
7. Os Meninos do Brasil - 161

Considerações finais - 169
Referências - 173

Entrevista com Aloysio Silva - 185

Caderno de imagens - 291



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.