Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Professores universitários na mira das ditaduras
UFMG (Brasil, 1964-1969) e UTE (Chile, 1973-1981) no contexto das reformas do ensino superior



professores, universidades, Chile, Brasil, UFMG, UTE, ditadura, América Latina, América do Sul, século xx, 1964, 1981, 1969, 1973, ditadura universidades, ditadura repressão, professores ditadura, repressão universidade


Sinopse

Luan Aiuá Vasconcelos Fernandes fez um estudo comparativo entre a repressão a professores das ditaduras militares no Brasil, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e no Chile, na Universidad Técnica del Estado (UTE). Com base em ampla pesquisa de fontes primárias, levantando dados em arquivos e também a partir da realização de entrevistas, Luan conseguiu recuperar a atuação das ditaduras brasileiras e chilenas no cotidiano das universidades e de seus professores, pesquisadores e alunos.

Nas pesquisas de Luan Fernandes fica evidente um ponto em comum entre os dois países: as universidades eram alvos prioritários a serem reprimidos e controlados. O rótulo “subversivo” pressupõe o expurgo da comunidade universitária. Contudo, o que se pretendia realmente coibir era produção de pensamento crítico capaz de colocar em xeque os projetos autoritários.

Luan Fernandes levantou informações inovadoras, em especial para o caso da UTE, até então menos estudada. A UTE teve centenas de professores demitidos pela ditadura de Pinochet, que, além disso, torturou muitos deles e matou pelo menos cinco docentes daquela universidade. O livro é uma contribuição importante para o conhecimento dos processos repressivos dos anos 1960-80 e para a compreensão das afinidades – e diferenças – entre as ditaduras brasileira e pinochetista.

Num momento em a ditaduras são enaltecidas pelo governo brasileiro, Luan Fernandes nos mostra o horror atuando na perseguição às ideias e na criação de um clima de terror implantado na educação, culminando no assassinato seletivo de professores considerados subversivos.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 22/10/2021

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 22/10/2021
Última alteração: 17/02/2025
Última alteração de preço: 13/07/2024

Autores e Biografia

Fernandes, Luan Aiuá Vasconcelos (Autor) - Luan Aiuá Vasconcelos Fernandes é licenciado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em História e Culturas Políticas pela mesma instituição e doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). É também professor na rede pública municipal de São Paulo.; Costa, Adriane Vidal (Prefácio) , Motta, Rodrigo Patto Sá (Orelha)

Sumário

Lista de siglas 11
Prefácio 19
Introdução 25

I. Operação limpeza: a repressão inicial nas universidades brasileiras e chilenas 79
II. A repressão inicial contra os professores na UFMG e na UTE 119
III. Um novo ciclo repressivo: reforma universitária, movimento estudantil e repressão nas universidades 205
IV. Silenciando as vozes dissidentes: a repressão contra os professores na UFMG e na UTE em meio à reestruturação 273

Conclusão 333
Referências bibliográficas 341
Agradecimentos 359



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.