Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A história (des)contínua
Jacob do Bandolim e a tradição do choro



Jacob do Bandolim, História, Música, choro, 1918, 1969, crítica, música, jacob do bandolim, história do choro, chorinho, chorinho brasileiro, música popular erudita, música erudita


Sinopse

A música popular é, provavelmente, a expressão artística mais potente desenvolvida em solo brasileiro. Com uma relação visceral com a realidade histórico-social nos momentos-chave da formação do país, essa música se constituiu como um lugar de reflexão crítica sobre as tentativas de nos consolidar como uma nação moderna. Vai daí um necessário e polêmico questionamento: como a sua história vem sendo contada?

Será que certos conhecimentos consagrados não são, de fato, esquemas narrativos que podem ocultar rupturas importantes que, uma vez reveladas, trazem a necessidade de reinterpretação da própria história?

Com o foco dirigido ao choro e, sobretudo, a Pixinguinha e Jacob do Bandolim, figuras de maior destaque em sua história, Gabriel Rezende refaz o itinerário construído pela historiografia desse gênero da música popular brasileira para dar voz a tudo aquilo que ela silenciou. Vamos ouvi-lo?

Afirmar que este livro reconfigura a compreensão da história da música popular urbana brasileira do século XX pode parecer um exagero, mas não é exagero algum afirmar que ele coloca essa história em xeque, tal como estamos acostumados a compreendê-la, afirma Leopoldo Waizbort, professor titular do curso de Sociologia da USP.

Para José Roberto Zan, professor titular do curso de Música da Unicamp, "A história (des)contínua - Jacob do Bandolim e a tradição do choro" é um dos mais importantes livros sobre música popular brasileira publicados nos últimos anos: Resultado de uma pesquisa em que o autor mobilizou um amplo acervo documental e o submeteu a análises muito bem fundamentadas do ponto de vista teórico e metodológico, esta obra traz contribuições essenciais para o aprofundamento do debate em torno dessa temática e representa um reforço importante para a consolidação dessa linha de investigação no âmbito acadêmico.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 09/04/2021

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 09/04/2021
Última alteração: 23/01/2025
Última alteração de preço: 23/01/2025

Autores e Biografia

Rezende, Gabriel Sampaio Souza Lima (Autor) - Gabriel S. S. Lima Rezende, professor efetivo do curso de Música da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), é graduado em Música (2004), Mestre em Sociologia (2010) e Doutor em Música (2014) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É membro do programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Culturas e Identidades Brasileiras do IEB-USP, do Seminario de Música en la Nueva España y el México Independiente (UNAM) e do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa.; Zan, José Roberto (Apresentação) , Waizbort, Leopoldo (Prefácio)

Sumário

Sumário:
Apresentação, por José Roberto Zan - 9
Prefácio, por Leopoldo Waizbort - 15
Introdução - 23

1. Narratividade e poder: sobre a construção da “história oficial” do choro - 31
2. Pixinguinha, a belle époque e a forma do choro - 61
3. Da capa às relações de trabalho: uma identidade para o choro - 125
4. Jacob do Bandolim, a bossa-nova e os outros choros: expressões estético-ideológicas do processo de constituição do campo da música popular - 159
5. “Ele” e o choro - 195
6. “Jacob Hoje”, “Jacob Sempre”, “Jacob em Dois Tempos”: os anos 1960, as transformações no campo da música popular e o significado histórico de “vibrações” - 235
7. O revival do choro, o legado e a transcendência de Jacob do Bandolim - 315

Epílogo: a tradição como aparência 383

Bibliografia 387
Agradecimentos 413



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.