Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Vidas secas em cordel



literatura brasileira, autor nacional, autor brasileiro, livro classico, fuvest, enem, classico brasileiro, literatura classica, vestibular, literatura regional, unicamp, leitura obrigatoria, pobreza, subemprego, cultura nordestina, repente, livro ilustrado, adaptaçao, ensino medio, desigualdade social, seca, literatura de cordel


Sinopse

No romance Vidas Secas, clássico da nossa literatura, Graciliano Ramos acompanha o drama de uma família sertaneja que foge da seca. Fabiano, Sinha Vitória, o “menino mais velho” e o “menino mais novo” são acompanhados pela inseparável cadela Baleia. Com a chegada das chuvas, a família vive um pequeno período de tranquilidade, vindo Fabiano a se empregar como vaqueiro. Mas não demora para que ele volte a sentir a opressão e a exploração, sendo sub-remunerado e enganado nos acertos de contas, perpetuando uma relação de subserviência e impossibilidade de encontrar caminhos.
Nesta inédita adaptação para o cordel, o mestre cearense Stélio Torquato Lima preserva todo o rico conteúdo da obra original, permitindo aos leitores ter contato com a realidade dura vivida pelos sertanejos nordestinos. A linguagem própria da poesia popular e as ilustrações de Jô Oliveira, o premiado ilustrador pernambucano, possibilitam um novo olhar para a belíssima obra de Graciliano.

Metadado adicionado por Girassol em 02/08/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9786559581115 (ISBN do e-book em ePUB)
9786587034423 (ISBN do Produto Semelhante)
9786559580828 (ISBN do Produto Semelhante)
9786559580620 (ISBN do Produto Semelhante)


Metadados adicionados: 02/08/2024
Última alteração: 27/08/2024
Última alteração de preço: 20/08/2024

Autores e Biografia

Ramos, Graciliano (Autor) - Graciliano Ramos (1892-1953) foi um renomado escritor brasileiro, conhecido por obras que retratam a vida no sertão nordestino e as dificuldades dos sertanejos. Entre seus trabalhos mais notáveis estão "Vidas Secas" e "São Bernardo". Ramos também exerceu cargos públicos, como o de prefeito de Palmeira dos Índios, Alagoas. Sua carreira foi marcada por um forte engajamento social e político, sendo preso em 1936 durante a ditadura de Vargas. Sua obra continua a influenciar a literatura brasileira.; Oliveira, Jô (Ilustrador) - Jô Oliveira é pernambucano da Ilha de Itamaracá. Estudou na Escola Nacional de Belas-Artes do Rio de Janeiro e na Escola Superior de Artes Industriais da Hungria. Jô publicou diversos livros ao redor do mundo e participou de várias exposições internacionais de ilustração. Desenhista de selos postais, criou 59 peças filatélicas para os Correios, ganhou quatro vezes a medalha do Melhor Selo Brasileiro e por duas vezes conquistou para o Brasil o troféu de Melhor Selo do Mundo. Foi agraciado com o Prêmio Tucuxi de Ilustração de Livro Infantil, o Troféu Carlos Estevão de Humor em Recife e o Troféu de Grande Mestre dos Quadrinhos no Festival Internacional HQ-Mix em São Paulo. Pela Estrela Cultural, publicou as obras Coração musical de bumba meu boi e Ceuci, a mãe do pranto.; Lima, Stélio Torquato (Adaptação) - O professor, escritor e pesquisador Stélio Torquato Lima nasceu em Fortaleza, em 8 de outubro de 1966. É doutor em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e professor de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa na Universidade Federal do Ceará (UFC), onde também coordena o Grupo de Estudos Cordelistas Arievaldo Viana (GECAV). Como pesquisador, organizou, com outros colegas, as obras No desfolhar dos folhetos: escritos sobre cordel (2021) e Literatura popular: memórias e resistências (2022). Em parceria com o pesquisador e escritor Arievaldo Viana, publicou Santaninha: um poeta popular na capital do império (2017). Entre os cerca de 400 cordéis que publicou, incluem-se as adaptações dos livros A divina comédia, Dom Quixote, Guerra e paz, Memórias póstumas de Brás Cubas e Macunaíma. É também autor do livro de contos Infâncias íntimas.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.