Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

Os saberes nascidos nas lutas
Construindo as epistemologias do Sul



Epistemologias, Sul global, colonização, conhecimento decolonial


Sinopse

As epistemologias do Sul são um conjunto de procedimentos epistemológicos que mostram a diversidade epistémica do mundo e defendem que não há justiça social global sem justiça cognitiva global. As epistemologias do Sul não são anticiência. A ciência é um conhecimento válido e mesmo precioso, mas há outros conhecimentos válidos.

Este livro reúne ideias que desafiam a exaustão política e epistemológica das propostas emancipadoras desenvolvidas no Norte global e propõem novas possibilidades epistémicas. O Sul das epistemologias do Sul é um Sul epistémico e não geográfico — herdeiro de lutas por outros saberes e formas de ser e de viver contra os modos de dominação prevalecentes no nosso tempo: o capitalismo, o colonialismo e o patriarcado. Essa tríplice dominação sempre procurou legitimação por meio da relação hierárquica de poder-saber, que caracteriza as epistemologias do Norte. Essa relação opera através da imposição de um pensamento abissal que divide o mundo em duas partes: o moderno eurocêntrico de um lado, e os "outros" espaços — coloniais, da tradição, dos primitivos - do "outro" lado da linha.

Desafiando o genocídio, o epistemicídio e as discriminações epistémicas, o Sul global resistiu e resiste, apoiando-se em saberes próprios, gerados em lutas pela (re)existência. Os temas tratados neste livro são muito diversos: discussões teóricas sobre o pensamento crítico; filosofias africanas; teologia do Sul; educação; sabores, aromas e comida; museus e arquivos; arte e poesia.

Metadado adicionado por Grupo Autêntica em 31/10/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 31/10/2025
Última alteração: 30/11/2025

Autores e Biografia

Santos, Boaventura de Sousa (Autor) - BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS é professor jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Portugal. Publicou sobre epistemologia, sociologia do direito, sociologia política, teoria pós-colonial, globalização, movimentos sociais, democracia e direitos humanos, em português, espanhol, inglês, italiano, francês, alemão, chinês, dinamarquês, polaco, coreano e romeno. Foi agraciado com vários prémios, entre os quais se destaca o Prémio Frantz Fanon da Trajetória Profissional, concedido pela Associação Filosófica do Caribe (2022). Recebeu também 21 títulos honoríficos de universidades de todo o mundo. É um intelectual público, ativista e poeta. Considerado um dos principais renovadores das ciências sociais nomeadamente com a formulação das epistemologias do Sul e da metodologia da Universidade Popular dos Movimentos Sociais. ; Meneses, Maria Paula (Autor) - MARIA PAULA MENESES é pesquisadora coordenadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. Moçambicana, doutorou-se pela Universidade de Rutgers, EUA. Enquanto académica interdisciplinar, procura questionar os estereótipos, tanto em relação à produção de conhecimento em si quanto aos locais e contextos em que esse conhecimento é produzido. A sua investigação sobre esses temas orientou-a para um questionamento mais profundo da análise dominante e nortecêntrica da transição e descolonização nos contextos do Sul global, privilegiando as abordagens propostas pelas epistemologias do Sul.

Áreas do selo: ArtesAutoajudaDidáticos / Ensino FundamentalDidáticos / Ensino MédioEducaçãoGastronomiaHumanidadesIdiomas e referênciaInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalParadidáticos / LeituraParadidáticos / ReferênciaSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literáriaTurismo

Autêntica conta com mais de 700 publicações em seu catálogo. Reconhecida por seu trabalho com o público acadêmico e por suas obras destinadas às áreas das Ciências Humanas, a editora foi crescendo com o passar dos anos e passou a publicar livros com temas mais abrangentes e diversificados, como literatura brasileira e estrangeira de qualidade, com nomes de peso como Maura Lopes Cançado, Ferreira Gullar e Virginia Woolf. O catálogo contempla também obras de Antropologia, Cultura Negra, Sociologia, Historiografia, Comunicação, Cinema e Teatro, Biblioteca Escolar, Linguística, Educação, entre outros. A editora assumiu o desafio de trazer para a língua portuguesa obras de Filosofia fundamentais para seus leitores. Exemplos dessa empreitada são a tradução bilíngue (latim-português) da Ética, de Spinoza, e o Vocabulário de Foucault – Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores, do argentino Edgardo Castro. Em 2011, criou a coleção Filô, contemplando autores clássicos e contemporâneos da Filosofia, que vão de Platão e Espinosa, a Walter Benjamin, Giorgio Agamben e Slavoj Žižek. Publicações importantes em áreas mais específicas da Educação, como Pedagogia/Formação de Professores, Filosofia da Educação, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Matemática, Ensino da Escrita e da Leitura, História da Educação, entre outras, integram o catálogo. Atualmente, a editora aposta em publicações de luxo, com capa dura e acabamento sofisticado, de nomes como James Joyce, Rubem Braga, Campos de Carvalho, Foucault e Thomas Moore. Além disso, é a responsável pela publicação de O Sumiço, tradução em língua portuguesa de La Disparition, romance de Georges Perec todo escrito sem a letra “e”.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.