Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

Arquitetura da destruição
Um diário da era Bolsonaro, do palanque à condenação



Bolsonarismo, golpe, democracia, extrema direita, STF, fascismo, autoritarismo, eleições 2018, julgamento, fake news, milícia, militares, Bolsonaro, retrocesso democrático, política brasileira


Sinopse

"Bernardo não apresenta só os fatos; ele também fornece uma interpretação crítica sobre tudo aquilo que vê e cujo sentido convida o próprio leitor a refletir. Uma vez reunidas, suas colunas ganham amplidão. Tornam-se registro e testemunho – e atravessam o presente. Vale a penaconferir."
Heloisa Murgel Starling (Historiadora)

Em 8 de janeiro de 2023, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e depredaram as sedes dos três Poderes, em Brasília. Era uma tentativa de golpe para derrubar o governo, destituir a cúpula do Judiciário e devolver o comando do país ao candidato derrotado nas urnas.

A escalada autoritária começou cinco anos antes, quando o político de discurso extremista driblou grandes partidos e conseguiu chegar à Presidência. No poder, ele militarizou a máquina pública, incentivou atos contra a democracia e passou a preparar uma ruptura institucional.

Arquitetura da destruição conta a história da era Bolsonaro tal como foi narrada por Bernardo Mello Franco, colunista do jornal O Globo. Em textos escritos a quente, ele analisa os fatos e aponta ações e omissões que empurraram o país até a beira do abismo. Para o autor, a ameaça à democracia não foi superada, apesar da condenação de Bolsonaro e aliados pela tentativa de golpe. A extrema direita fincou raízes na sociedade, dominou o campo conservador e tentará se reorganizar para voltar ao poder.

Metadado adicionado por Grupo Autêntica em 17/10/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 17/10/2025
Última alteração: 30/11/2025

Autores e Biografia

Franco, Bernardo Mello (Autor)

Áreas do selo: ArtesAutoajudaDidáticos / Ensino FundamentalDidáticos / Ensino MédioEducaçãoGastronomiaHumanidadesIdiomas e referênciaInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalParadidáticos / LeituraParadidáticos / ReferênciaSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literáriaTurismo

Autêntica conta com mais de 700 publicações em seu catálogo. Reconhecida por seu trabalho com o público acadêmico e por suas obras destinadas às áreas das Ciências Humanas, a editora foi crescendo com o passar dos anos e passou a publicar livros com temas mais abrangentes e diversificados, como literatura brasileira e estrangeira de qualidade, com nomes de peso como Maura Lopes Cançado, Ferreira Gullar e Virginia Woolf. O catálogo contempla também obras de Antropologia, Cultura Negra, Sociologia, Historiografia, Comunicação, Cinema e Teatro, Biblioteca Escolar, Linguística, Educação, entre outros. A editora assumiu o desafio de trazer para a língua portuguesa obras de Filosofia fundamentais para seus leitores. Exemplos dessa empreitada são a tradução bilíngue (latim-português) da Ética, de Spinoza, e o Vocabulário de Foucault – Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores, do argentino Edgardo Castro. Em 2011, criou a coleção Filô, contemplando autores clássicos e contemporâneos da Filosofia, que vão de Platão e Espinosa, a Walter Benjamin, Giorgio Agamben e Slavoj Žižek. Publicações importantes em áreas mais específicas da Educação, como Pedagogia/Formação de Professores, Filosofia da Educação, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Matemática, Ensino da Escrita e da Leitura, História da Educação, entre outras, integram o catálogo. Atualmente, a editora aposta em publicações de luxo, com capa dura e acabamento sofisticado, de nomes como James Joyce, Rubem Braga, Campos de Carvalho, Foucault e Thomas Moore. Além disso, é a responsável pela publicação de O Sumiço, tradução em língua portuguesa de La Disparition, romance de Georges Perec todo escrito sem a letra “e”.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.