Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A razão desumana
Cultura e informação na era da desinformação inculta (e sedutora)



razão, desinformação, cultura, técnica, comunicação, fake news, capitalismo, entretenimento, inteligência artificial, mídia, ideologia, filosofia, ética, sociedade, informação


Sinopse

Neste conjunto de ensaios críticos, Eugênio Bucci investiga os contornos da "razão desumana", um tipo de racionalidade técnica, autônoma e desprovida de sensibilidade que molda a cultura contemporânea.

A obra procura retratar essa lógica desumanizada que se infiltra na comunicação, na mídia e na vida cotidiana, substituindo o pensamento crítico pela desinformação sedutora. Com estilo acessível, Bucci analisa temas como a pandemia, o mal-estar do jornalismo, a inteligência artificial e a transformação da cultura em espetáculo, propondo um diagnóstico inquietante da era digital e suas armadilhas ideológicas.

"Eugênio Bucci, um ensaísta que se caracteriza pela imaginação conceitual, oferece uma contribuição indispensável para a inteligência do contemporâneo".
João Cezar de Castro Rocha

Metadado adicionado por Grupo Autêntica em 15/05/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 15/05/2025
Última alteração: 15/05/2025

Autores e Biografia

Bucci, Eugênio (Autor) - Eugênio Bucci, nascido em Orlândia (SP), em 1958, é professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Escreveu, entre outros livros, A forma bruta dos protestos, O Estado de Narciso e Sobre Ética e imprensa (publicados pela Companhia das Letras). Recebeu o Prêmio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa em 2013, pela Revista ESPM de Jornalismo (edição brasileira da Columbia Journalism Review). Foi Secretário Editorial da Editora Abril, presidente da Radiobras (entre 2002 e 2007, no primeiro governo Lula) e editor da revista Teoria & Debate.

Áreas do selo: ArtesAutoajudaDidáticos / Ensino FundamentalDidáticos / Ensino MédioEducaçãoGastronomiaHumanidadesIdiomas e referênciaInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalParadidáticos / LeituraParadidáticos / ReferênciaSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literáriaTurismo

Autêntica conta com mais de 700 publicações em seu catálogo. Reconhecida por seu trabalho com o público acadêmico e por suas obras destinadas às áreas das Ciências Humanas, a editora foi crescendo com o passar dos anos e passou a publicar livros com temas mais abrangentes e diversificados, como literatura brasileira e estrangeira de qualidade, com nomes de peso como Maura Lopes Cançado, Ferreira Gullar e Virginia Woolf. O catálogo contempla também obras de Antropologia, Cultura Negra, Sociologia, Historiografia, Comunicação, Cinema e Teatro, Biblioteca Escolar, Linguística, Educação, entre outros. A editora assumiu o desafio de trazer para a língua portuguesa obras de Filosofia fundamentais para seus leitores. Exemplos dessa empreitada são a tradução bilíngue (latim-português) da Ética, de Spinoza, e o Vocabulário de Foucault – Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores, do argentino Edgardo Castro. Em 2011, criou a coleção Filô, contemplando autores clássicos e contemporâneos da Filosofia, que vão de Platão e Espinosa, a Walter Benjamin, Giorgio Agamben e Slavoj Žižek. Publicações importantes em áreas mais específicas da Educação, como Pedagogia/Formação de Professores, Filosofia da Educação, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Matemática, Ensino da Escrita e da Leitura, História da Educação, entre outras, integram o catálogo. Atualmente, a editora aposta em publicações de luxo, com capa dura e acabamento sofisticado, de nomes como James Joyce, Rubem Braga, Campos de Carvalho, Foucault e Thomas Moore. Além disso, é a responsável pela publicação de O Sumiço, tradução em língua portuguesa de La Disparition, romance de Georges Perec todo escrito sem a letra “e”.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.