Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Diante da manta do soldado



Portugal, lídia jorge, prêmio, família, memória, identidade, relações familiares, narrativa feminina, romance psicológico, tradição, ruralidade, amor, perda, reconciliação, introspecção, história familiar, legado


Sinopse

Prêmio Dom Dinis da Fundação da Casa Mateus
Prêmio Bordalo de Literatura da Casa da Imprensa
Prêmio Máxima de Literatura
Prêmio de Ficção do P.E.N. Clube
Prêmio Jean Monet de Literatura Europeia (Escritor Europeu do Ano)


O cenário deste romance extraordinário é uma antiga fazenda em Portugal – uma casa "suficientemente distante do Atlântico para não se ouvir a rebentação durante a tempestade, mas não tão longe que o salitre da poeira das ondas não lhe atingisse a fachada".

Com a maior parte dos membros de sua família tendo deixado as dificuldades dessa paisagem em busca de trabalho em lugares distantes, uma jovem luta para reconstruir seu passado a partir das muitas e diferentes histórias que lhe são contadas.

Marcada pela ausência do pai, que partiu quando ela ainda era criança, ela mergulha em uma jornada de resgate da memória e dos laços familiares, guiada por lembranças nebulosas, silêncios e saudade. Os únicos sinais deixados por ele chegam em forma de cartas enviadas dos lugares mais distantes do mundo – sempre acompanhadas por desenhos minuciosos de aves exóticas: o cuco da Índia, o íbis de Moçambique, o ganso da Terra Nova, o beija-flor das Índias Ocidentais.

Lindamente escrito e imaginado, este romance evoca a atmosfera de uma comunidade rural em um mundo em transformação e explora temas atemporais como família, independência e a experiência muitas vezes dolorosa da emigração.

"Diante da manta do soldado reúne o melhor da escrita de Lídia Jorge, aliás quase o melhor da cultura portuguesa, sempre determinada a preservar o passado, talvez nostalgicamente, mas também a conquistar o futuro [...] A prosa lírica de Lídia Jorge, simultaneamente suave e brutal, aqui atinge uma beleza invulgar. Este é certamente um dos melhores romances portugueses contemporâneos."
El país

Metadado adicionado por Grupo Autêntica em 28/04/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 28/04/2025
Última alteração: 28/04/2025

Autores e Biografia

Jorge, Lídia (Autor) - Lídia Jorge nasceu em 1946, em Boliqueime, no Algarve, Portugal. Em 1970, partiu para a África (Angola e Moçambique), onde viveu os mais conturbados anos da guerra colonial. No regresso a Lisboa, dedicou-se à escrita e, em 1980, publicou o seu primeiro romance, O dia dos prodígios, um dos livros mais emblemáticos da literatura portuguesa pós-revolução. Desde então, sua vasta obra composta por romances, contos, ensaios, acumulou reconhecimentos, prêmios e está amplamente traduzida. Lídia Jorge é uma das principais vozes da literatura contemporânea portuguesa.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.