Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

O pintor da vida moderna



modernidade, arte, Baudelaire, Constantin Guys, estética, ensaio, literatura francesa, flâneur, vida urbana, século XIX, crítica de arte, moda, efemeridade, cotidiano, observação


Sinopse

No final de 1863, Charles Baudelaire publica, no jornal Le Figaro, um ensaio em três partes que se tornaria referência canônica para a noção de modernidade em arte e literatura: O Pintor da Vida moderna. Nele, o autor descreve e analisa a obra do pintor Constantin Guys, que, para ele, captaria alguns dos aspectos definidores da vida moderna: a instantaneidade, o transitório, o fugidio, o contingente. O ensaio contribuiu para uma mudança de paradigma na arte, ao sugerir que a arte não deve se prender a ideais clássicos, mas sim refletir a realidade em constante transformação. Esta edição do texto de Baudelaire, que tem tradução e notas de Tomaz Tadeu, é enriquecida com uma galeria digital exclusiva, com as preciosas e deliciosas imagens de Constantin Guys, reunidas por Jérôme Dufilho, especialista francês da obra do pintor.

Metadado adicionado por Grupo Autêntica em 26/02/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 26/02/2025
Última alteração: 26/02/2025

Autores e Biografia

Baudelaire, Charles (Autor) - Foi um dos maiores poetas franceses do século XIX. Reconhecido como um dos pioneiros da linguagem moderna na poesia, é considerado um dos precursores do simbolismo na Europa. Foi também um teórico da arte francesa, e sua produção intelectual influenciou significativamente as artes plásticas. Baudelaire ganhou notoriedade em 1857, por sua coletânea de poemas Les Fleurs du mal (As Flores do Mal). Seu texto apresentado neste livro é a sua única contribuição à crítica musical.; Tadeu, Tomaz (Tradutor)

Áreas do selo: ArtesAutoajudaDidáticos / Ensino FundamentalDidáticos / Ensino MédioEducaçãoGastronomiaHumanidadesIdiomas e referênciaInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalParadidáticos / LeituraParadidáticos / ReferênciaSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literáriaTurismo

Autêntica conta com mais de 700 publicações em seu catálogo. Reconhecida por seu trabalho com o público acadêmico e por suas obras destinadas às áreas das Ciências Humanas, a editora foi crescendo com o passar dos anos e passou a publicar livros com temas mais abrangentes e diversificados, como literatura brasileira e estrangeira de qualidade, com nomes de peso como Maura Lopes Cançado, Ferreira Gullar e Virginia Woolf. O catálogo contempla também obras de Antropologia, Cultura Negra, Sociologia, Historiografia, Comunicação, Cinema e Teatro, Biblioteca Escolar, Linguística, Educação, entre outros. A editora assumiu o desafio de trazer para a língua portuguesa obras de Filosofia fundamentais para seus leitores. Exemplos dessa empreitada são a tradução bilíngue (latim-português) da Ética, de Spinoza, e o Vocabulário de Foucault – Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores, do argentino Edgardo Castro. Em 2011, criou a coleção Filô, contemplando autores clássicos e contemporâneos da Filosofia, que vão de Platão e Espinosa, a Walter Benjamin, Giorgio Agamben e Slavoj Žižek. Publicações importantes em áreas mais específicas da Educação, como Pedagogia/Formação de Professores, Filosofia da Educação, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Matemática, Ensino da Escrita e da Leitura, História da Educação, entre outras, integram o catálogo. Atualmente, a editora aposta em publicações de luxo, com capa dura e acabamento sofisticado, de nomes como James Joyce, Rubem Braga, Campos de Carvalho, Foucault e Thomas Moore. Além disso, é a responsável pela publicação de O Sumiço, tradução em língua portuguesa de La Disparition, romance de Georges Perec todo escrito sem a letra “e”.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.