Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Civilização e liberdade
diálogos entre França e Minas Gerais na arquitetura e no urbanismo



Arquitetura, Urbanismo, Minas Gerais, França, Modernismo


Sinopse

Civilização e liberdade: diálogos entre França e Minas Gerais na arquitetura e no urbanismo explora três séculos de intercâmbio cultural, arquitetônico e urbanístico entre Minas Gerais e França. Organizado por Flavio de Lemos Carsalade, o livro traz uma série de estudos sobre como as ideias de liberdade, inspiradas pelo Iluminismo francês, e os conceitos de civilização moldaram profundamente a capitania de Minas do Ouro e, posteriormente, o estado de Minas Gerais.

A obra detalha o impacto francês na arquitetura mineira desde o período colonial à contemporaneidade, passando pelo barroco, o neoclássico, o eclético e o art déco até chegar ao modernismo. Através do olhar de renomados pesquisadores, são exploradas as nuances da rica troca entre o estado brasileiro e o país europeu, que transcende a mera transferência de estilos e se embrenha nas aspirações de construir uma sociedade mais justa e igualitária. Um testemunho da incessante transformação impulsionada pela liberdade de criar e pela vontade de civilizar, características que definem o espírito mineiro e a influência francesa ao longo dos séculos.

Participam desta coletânea: Danilo Matoso Macedo, Angelo Oswaldo de Araújo Santos, Jean-Pierre Blay, Celina Borges Lemos, Esther Aparecida Cervini de Melo, Carlos Alberto Maciel, Roberto Luís Monte-Mór e Carlos Antônio Leite Brandão.

Metadado adicionado por Grupo Autêntica em 08/04/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 08/04/2024
Última alteração: 23/09/2024
Última alteração de preço: 10/04/2024

Autores e Biografia

Carsalade, Flavio De Lemos (Organizador) - Flavio de Lemos Carsalade - Arquiteto e urbanista (UFMG, 1980), mestre (UFMG, 1997) e doutor em Arquitetura e Urbanismo (UFBA, 2007) e professor titular de Projeto na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-MG, 1997-1999), presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG, 1999-2002), secretário municipal de Administração Regional Pampulha (2004-2007), diretor da Escola de Arquitetura da UFMG (2008-2011), diretor da Editora UFMG (2015-2023) e é presidente do Icomos Brasil (2021-). Autor de vários livros e artigos sobre arquitetura e urbanismo e de projetos arquitetônicos, urbanísticos e de restauração-conservação.

Áreas do selo: ArtesAutoajudaDidáticos / Ensino FundamentalDidáticos / Ensino MédioEducaçãoGastronomiaHumanidadesIdiomas e referênciaInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalParadidáticos / LeituraParadidáticos / ReferênciaSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literáriaTurismo

Autêntica conta com mais de 700 publicações em seu catálogo. Reconhecida por seu trabalho com o público acadêmico e por suas obras destinadas às áreas das Ciências Humanas, a editora foi crescendo com o passar dos anos e passou a publicar livros com temas mais abrangentes e diversificados, como literatura brasileira e estrangeira de qualidade, com nomes de peso como Maura Lopes Cançado, Ferreira Gullar e Virginia Woolf. O catálogo contempla também obras de Antropologia, Cultura Negra, Sociologia, Historiografia, Comunicação, Cinema e Teatro, Biblioteca Escolar, Linguística, Educação, entre outros. A editora assumiu o desafio de trazer para a língua portuguesa obras de Filosofia fundamentais para seus leitores. Exemplos dessa empreitada são a tradução bilíngue (latim-português) da Ética, de Spinoza, e o Vocabulário de Foucault – Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores, do argentino Edgardo Castro. Em 2011, criou a coleção Filô, contemplando autores clássicos e contemporâneos da Filosofia, que vão de Platão e Espinosa, a Walter Benjamin, Giorgio Agamben e Slavoj Žižek. Publicações importantes em áreas mais específicas da Educação, como Pedagogia/Formação de Professores, Filosofia da Educação, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Matemática, Ensino da Escrita e da Leitura, História da Educação, entre outras, integram o catálogo. Atualmente, a editora aposta em publicações de luxo, com capa dura e acabamento sofisticado, de nomes como James Joyce, Rubem Braga, Campos de Carvalho, Foucault e Thomas Moore. Além disso, é a responsável pela publicação de O Sumiço, tradução em língua portuguesa de La Disparition, romance de Georges Perec todo escrito sem a letra “e”.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.