Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Autobiografia do algodão



Cristina Rivera Garza, prêmio Pulitzer, algodão, plantio, história, México, passado, antepassados, família, histórico, documentos, território, fronteira, estados unidos, raízes, investigação, memória, José Revueltas, luta operária, movimento social, sindicalismo, trabalhadores rurais, conflito agrário, histórias de resistência, transformação social, deserto, narrativas históricas.


Sinopse

Considerado, em 2020, um dos melhores livros em espanhol pelo New York Times.

Da vencedora do Prêmio Pulitzer 2024 na categoria Memórias ou Autobiografia.


Indagar sobre a nossa própria origem é abrir portas para muitas perguntas e para silêncios e respostas inesperadas que às vezes provocam uma reviravolta na memória.

Em Autobiografia do algodão, Cristina Rivera Garza remonta os passos daqueles homens e mulheres que habitam seu passado familiar, operários e camponeses que cultivaram a terra que hoje constitui a fronteira entre Tamaulipas (México) e Texas (Estados Unidos), uma região que alcançou prosperidade econômica, social e cultural graças ao plantio de algodão. Após o fracasso do sistema, aqueles camponeses algodoeiros deixaram seu espaço, antes símbolo de progresso, hoje ocupado pela chamada guerra contra o narcotráfico.

Este é um romance repleto de imagens e camadas; um muito bem-sucedido amálgama de gêneros, um emocionante exercício de investigação e reescrita. É, sobretudo, um convite para relembrarmos a história de nossos avós, para nos reencontrarmos e nos desencontrarmos com isso a que chamamos território.

"No léxico de Cristina Rivera Garza a literatura é feita de forma solidária, e não solitária. A diferença, de apenas uma letra, é imensa. Defensora da escrita como prática comunal em vez de pessoal, a grande escritora mexicana compreende que palavras nunca são inéditas, e as histórias não pertencem a quem as escreve, mas à comunidade e ao território por onde circulam. E quem sabe há quanto tempo."
Joca Reiners Terron

Metadado adicionado por Grupo Autêntica em 21/11/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 21/11/2024
Última alteração: 21/11/2024

Autores e Biografia

Garza, Cristina Rivera (Autor) - Cristina Rivera Garza nasceu em Matamoros, no México, região fronteiriça com os Estados Unidos, em outubro de 1964. Aos 15 anos, mudou-se para a Cidade do México e, desde 1989, vive nos Estados Unidos. É autora de livros de contos, poesia e não-ficção. Entre seus livros estão Nadie me verá llorar e Autobiografía del algodón. Recebeu prêmios como o Anna Seghers de literatura latino-americana, o Bellas Artes de Novela José Rúben Romero, o Excelencia en las Letras José Emilio Pacheco, o Sor Juana Inés de la Cruz (duas vezes), o Roger Caillois e o recente Xavier Villarrutia. Tem sido traduzida ao inglês, italiano, alemão, coreano, francês, esloveno e português. É formada em Sociologia, doutora em História e professora da Universidade de Houston, onde fundou o doutorado em Escrita Criativa.; Felix, Silvia Massimini (Tradutor) - Silvia Massimini Felix é formada em Língua e Literatura Espanhola e Italiana pela Universidade de São Paulo, e mestre em Literatura Espanhola pela mesma instituição, com uma dissertação cujo objetivo foi traduzir e analisar duas novelas exemplares de Cervantes. É pesquisadora e membro do grupo “Cervantes: poética, retórica e formas discursivas na Espanha dos séculos XVI e XVII”. Trabalha como tradutora de espanhol e italiano e preparadora de textos para diversas editoras. Nos últimos anos, vem se dedicando à tradução de escritoras contemporâneas latino-americanas, como as argentinas Gabriela Cabezón Cámara e Ariana Harwicz, a equatoriana María Fernanda Ampuero, a mexicana Guadalupe Nettel, e as chilenas María José Ferrada, Nona Fernández e Alia Trabucco Zerán.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.