Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Há um lugar para mim na casa do meu pai



Etnografia, Memórias, Biografias, Refugiados africanos, Direitos humanos, Ciências Sociais, Ativismo


Sinopse

Em maio de 2023, a jornalista Patrícia Espírito Santo colheu, de maneira espontânea, em conversas informais, depoimentos de refugiados africanos que vivem no Campo de Dzaleka, no Malawi. Seu objetivo não foi investigar a verdade, mas conhecer experiências e escutar emoções. Fruto desses encontros, este livro conta histórias de cidadãos de Ruanda, Camarões, República Democrática do Congo e Burundi. Alguns relatos foram condensados ou aglutinados, outros receberam acréscimos de fatos e personagens, apoiados na percepção das dores e dos sentimentos daqueles que precisaram fugir de suas pátrias em decorrência de perseguições política, étnica e sexual, e de conflitos gerados por disputas de terra.

Denso, impactante, chocante, este é um livro que fala de atrocidades, mas com uma pungência e um apelo ao coração que são raros. Um livro construído com um afeto quase palpável. Uma leitura que pode nos ajudar a pensar e a repensar nossas ações e atitudes enquanto procuramos, todos, encontrar nosso lugar no mundo.

Metadado adicionado por Grupo Autêntica em 12/03/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 12/03/2024
Última alteração: 23/09/2024

Autores e Biografia

Santo, Patrícia Espírito (Autor) - Patrícia Espírito Santo - Nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1963. Jornalista e doutora em Ciência da Informação pela UFMG, especializou-se em Moda e, mais tarde, em Sexualidade Humana. Em 2018, começou a costurar com o objetivo de aproveitar os tecidos que chegavam às ONGs onde atuava como voluntária. Um ano depois, desembarcou no Malawi, país do sudeste da África, com o objetivo de montar uma oficina de costura no campo de refugiados de Dzaleka, próximo à capital Lilongwe, dentro do projeto Nação Ubuntu da ONG brasileira Fraternidade sem Fronteiras. Atualmente coordena oficinas de costura em aldeias em Moçambique e Madagascar e tem planos de chegar à República Democrática do Congo e ao Senegal. Este é o primeiro livro de uma série em que pretende retratar a vida em recantos da África, onde passa boa parte do tempo colhendo depoimentos de pessoas que sofrem consequências da violação dos direitos humanos.

Áreas do selo: ArtesAutoajudaDidáticos / Ensino FundamentalDidáticos / Ensino MédioEducaçãoGastronomiaHumanidadesIdiomas e referênciaInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalParadidáticos / LeituraParadidáticos / ReferênciaSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literáriaTurismo

Autêntica conta com mais de 700 publicações em seu catálogo. Reconhecida por seu trabalho com o público acadêmico e por suas obras destinadas às áreas das Ciências Humanas, a editora foi crescendo com o passar dos anos e passou a publicar livros com temas mais abrangentes e diversificados, como literatura brasileira e estrangeira de qualidade, com nomes de peso como Maura Lopes Cançado, Ferreira Gullar e Virginia Woolf. O catálogo contempla também obras de Antropologia, Cultura Negra, Sociologia, Historiografia, Comunicação, Cinema e Teatro, Biblioteca Escolar, Linguística, Educação, entre outros. A editora assumiu o desafio de trazer para a língua portuguesa obras de Filosofia fundamentais para seus leitores. Exemplos dessa empreitada são a tradução bilíngue (latim-português) da Ética, de Spinoza, e o Vocabulário de Foucault – Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores, do argentino Edgardo Castro. Em 2011, criou a coleção Filô, contemplando autores clássicos e contemporâneos da Filosofia, que vão de Platão e Espinosa, a Walter Benjamin, Giorgio Agamben e Slavoj Žižek. Publicações importantes em áreas mais específicas da Educação, como Pedagogia/Formação de Professores, Filosofia da Educação, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Matemática, Ensino da Escrita e da Leitura, História da Educação, entre outras, integram o catálogo. Atualmente, a editora aposta em publicações de luxo, com capa dura e acabamento sofisticado, de nomes como James Joyce, Rubem Braga, Campos de Carvalho, Foucault e Thomas Moore. Além disso, é a responsável pela publicação de O Sumiço, tradução em língua portuguesa de La Disparition, romance de Georges Perec todo escrito sem a letra “e”.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.