Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Dicionário dos intraduzíveis Vol. 2 (Direito, ética e política)
Um vocabulário das filosofias



Dicionário, Intraduzível, Filosofia, Conceitos Filosóficos


Sinopse

Dicionário dos intraduzíveis: um vocabulário das filosofias é um instrumento indispensável não apenas para tradutores e especialistas em autores e temas específicos, mas para todos os estudiosos interessados nas questões de filosofia, de linguagem e de humanidades em geral. Traduzido e adaptado do Vocabulaire Européen des Philosophies (VEP) [Vocabulário Europeu das Filosofias], publicado sob a direção de Barbara Cassin em 2004, trata-se de uma obra que também pode ser lida como um grande ensaio sobre diversas filosofias, tal como podem ser feitas em línguas e através delas, explorando as transferências de ideias lá onde as palavras e expressões mostram sua diversidade não como um obstáculo, mas como um dispositivo criativo para o pensamento. Ele é muito diferente de um dicionário de conceitos filosóficos, ainda que se sirva de definições e busque explicações conceituais para os termos que aborda. Ele se interessa justamente por onde falha a universalidade do conceito, e este não pode ser simplesmente vertido em outra língua por um único termo equivalente. Nesses lugares, o Dicionário busca explicitar os pontos de variação e incompletude, sobretudo onde os termos e as expressões podem gerar equívocos de uma língua a outra e em que efetivamente geraram ao longo das transmissões e tradições de obras filosóficas.

Os dicionários dos intraduzíveis - no plural -, traduções e adaptações do vocabulário francês original, foram efetivamente para além das nações e das línguas europeias: foi traduzido e adaptado para ucraniano, romeno, inglês, árabe, russo, espanhol e português. Prepara-se uma edição em italiano e o terceiro volume em português, além de estudos para a sua tradução em chinês, japonês e hebraico. Diversas línguas que eram ausentes da edição original foram incorporadas, ampliando o conteúdo e o número de verbetes em cada nova edição.

Este segundo volume do Dicionário brasileiro, debruça-se sobre os campos da ética, da política e do direito. As entradas ligadas a tais áreas foram selecionadas e traduzidas do original francês e, em alguns casos, das versões estadunidense e marroquina. Além disso, foram produzidos especialmente para este volume verbetes, quadros e comentários críticos originais. O resultado final poderá ser apreciado por todas as pessoas interessadas em tradução, mas também nas questões de língua em geral, bem como nas filosofias do direito, da ética e da política - ou simplesmente nas filosofias e no seu amor pelo saber das palavras.

Metadado adicionado por Grupo Autêntica em 17/09/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 17/09/2024
Última alteração: 23/10/2024

Autores e Biografia

Cassin, Barbara (Autor) - BARBARA CASSIN, membro da Academia Francesa e pesquisadora emérita com a medalha de ouro do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), nasceu em 1947, em Boulogne-Billancourt, no subúrbio de Paris. Foi aluna de Michel Deguy e de Jean Beaufret no Lycée Condorcet e de Ferdinand Alquié na Sorbonne, onde defendeu, em 1968, sob orientação deste, sua dissertação de mestrado. Em 1969, encontrou Heidegger e René Char no terceiro Seminário de Thor, de cuja organização participou. Nessa época, participou também da tradução de algumas obras de Hannah Arendt. Realizou seu doutorado sob a orientação de Pierre Aubenque, Jean Bollack e Heinz Wismann. A tese, defendida em 1974, deu origem a seu primeiro livro, Se Parmênides, que só viria a ser publicado em 1980. Considerada a mais importante estudiosa da sofística grega na atualidade, construiu, a partir desse estudo, um pensamento filosófico voltado para a diversidade das filosofias em línguas. Vários de seus livros já foram traduzidos no Brasil, entre eles Ensaios sofísticos (Siciliano, 1990), O efeito sofístico (Editora 34, 2005), Se Parmênides (Autêntica, 2015) e Jacques, o Sofista (Autêntica, 2017). ; Santoro, Fernando (Autor) - FERNANDO SANTORO é doutor em Filosofia pela UFRJ com pós-doutorado pela Université Paris-Sorbonne (Paris IV). Professor titular e diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ e ex-diretor de programa no Collège International de Philosophie, foi professor visitante na École Normale Supérieure de Paris e na Oxford Brookes University. É pesquisador colaborador do Centre Léon Robin da Université Paris-Sorbonne e coordenador do Laboratório OUSIA de Estudos em Filosofia Clássica da UFRJ. É autor de vários livros, entre os quais: Arqueologia dos prazeres (Objetiva, 2007) e Filósofos Épicos I: Fragmentos Xenófanes e Parmênides (Hexis, 2011). ; Buarque, Luisa (Autor) - LUISA BUARQUE é doutora em Filosofia pela UFRJ e professora associada de Filosofia Antiga no Departamento de Filosofia da PUC-Rio. Foi professora visitante na Södertörn University, na Suécia, e na Universidade NOVA de Lisboa. É pesquisadora colaboradora do Centre Léon Robin da Université Paris-Sorbonne (Paris IV) e integrante do Laboratório OUSIA de Estudos em Filosofia Clássica da UFRJ. É autora de As armas cômicas: os interlocutores de Platão no Crátilo (Hexis, 2011).

Áreas do selo: ArtesAutoajudaDidáticos / Ensino FundamentalDidáticos / Ensino MédioEducaçãoGastronomiaHumanidadesIdiomas e referênciaInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalParadidáticos / LeituraParadidáticos / ReferênciaSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literáriaTurismo

Autêntica conta com mais de 700 publicações em seu catálogo. Reconhecida por seu trabalho com o público acadêmico e por suas obras destinadas às áreas das Ciências Humanas, a editora foi crescendo com o passar dos anos e passou a publicar livros com temas mais abrangentes e diversificados, como literatura brasileira e estrangeira de qualidade, com nomes de peso como Maura Lopes Cançado, Ferreira Gullar e Virginia Woolf. O catálogo contempla também obras de Antropologia, Cultura Negra, Sociologia, Historiografia, Comunicação, Cinema e Teatro, Biblioteca Escolar, Linguística, Educação, entre outros. A editora assumiu o desafio de trazer para a língua portuguesa obras de Filosofia fundamentais para seus leitores. Exemplos dessa empreitada são a tradução bilíngue (latim-português) da Ética, de Spinoza, e o Vocabulário de Foucault – Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores, do argentino Edgardo Castro. Em 2011, criou a coleção Filô, contemplando autores clássicos e contemporâneos da Filosofia, que vão de Platão e Espinosa, a Walter Benjamin, Giorgio Agamben e Slavoj Žižek. Publicações importantes em áreas mais específicas da Educação, como Pedagogia/Formação de Professores, Filosofia da Educação, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Matemática, Ensino da Escrita e da Leitura, História da Educação, entre outras, integram o catálogo. Atualmente, a editora aposta em publicações de luxo, com capa dura e acabamento sofisticado, de nomes como James Joyce, Rubem Braga, Campos de Carvalho, Foucault e Thomas Moore. Além disso, é a responsável pela publicação de O Sumiço, tradução em língua portuguesa de La Disparition, romance de Georges Perec todo escrito sem a letra “e”.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.