Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Cartas D’Água - Poemas de Travessia



Poesia, Autora Nacional, Poesia Brasileira, Regime Ditatorial


Sinopse

Em meados da década de 1980, o Brasil começava a viver um novo momento em sua história. Após mais de 20 anos vivendo sob um regime ditatorial cívico-militar em que imperava a censura e a perseguição, uma jovem, nada alheia aos acontecimentos ao seu redor, acompanhava de longe os caminhos que seu país tomava e, durante a travessia da balsa Rio-Niterói, registrava todos os pensamentos, todas as impressões e todas as informações que conseguia captar já no fim de uma das páginas mais infelizes de nossa história.

Em Cartas D’Água - Poemas de Travessia, a poeta Graça Lopes tira da gaveta todos esses registros feitos à mão, e posteriormente datilografados, que manteve guardados sem saber se um dia veriam a luz do dia. Mais do que uma fotografia poética daquele momento, “Cartas D’Água” é também o flagra do desenvolvimento de uma poeta que, aos poucos, se transformaria em nome proeminente do gênero na literatura brasileira. A obra oferece a oportunidade de ver, nos primórdios, o nascimento de uma escritora.

Metadado adicionado por Giostri Editora em 07/01/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 07/01/2025
Última alteração: 07/01/2025

Autores e Biografia

Lopes, Graça (Autor) - Graça Lopes é escritora, professora, tradutora e artista plástica formada em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Língua e Literatura Francesa, com D.E.A em Ciências da Linguagem e Didática das Línguas (UAG). Nascida em Teresópolis (RJ), onde viveu até o final da adolescência, foi morar, estudar e trabalhar na capital do Rio de Janeiro, em Niterói (RJ), Paris (França) e São Paulo (SP). Tem uma filha, vários livros publicados. Em 2017, numa exposição individual no jardim do Museu Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura -, apresentou pela primeira vez suas esculturas “Livro de Pedra”, revelando ao público frutos do flerte de sua literatura com as artes plásticas e visuais. Com residência em dois Estados desde meados de 2024, segue envolvida no que ama. Por paixão e necessidade, cria literatura e outras artes.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.