Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

Meu nome é francisca
uma história de chica da silva



A coroa, a cruz e a espada, A descoberta do Novo Mundo, A terra dos mil povos, Arrastados, A viagem do descobrimento, Boris Fausto, Brasil colônia, Brasil império, Escravidão, Escravizados, Histórias da gente brasileira, História das crianças no Brasil, História das mulheres no Brasil, Histórias íntimas, Histórias não (ou mal) contadas, Irmãs do Atlântico, João José Reis, Keila Grinberg, Laurentino Gomes, Leopoldina e Maria da Glória, Náufragos, traficantes e degredados, O Brasil imperial, Projeto Querino, Racismo brasileiro, Segredos de uma família imperial, Sobreviventes e guerreiras, Tarsila, Tiago Rogero, Todo dia a mesma noite, Trincheira tropical, Uma história da velhice no Brasil, Uma breve história do Brasil, Verde e amarelo, Ynaê Lopes dos Santos, Arraial do Tijuco, Diamantina, Minas Gerais


Sinopse

Em Meu nome é Francisca: uma história de Chica da Silva compreendemos as complexidades do poder, do dinheiro, da influência e, sobretudo, dos papéis sociais que levaram uma mulher negra à posição de poder incomum para os padrões de sua época.


 


Revisitada por romances, peças de teatro, poemas e até mesmo pelo audiovisual, a vida de Francisca da Silva de Oliveira – mais conhecida por Chica da Silva –, agora é recontada pela premiada historiadora Mary Del Piore. Assim como nos perfis anteriores de Tarsila do Amaral, da imperatriz Leopoldina e da filha, Maria da Glória, neste livro a autora assume a narração em primeira pessoa, aliando sua vasta leitura crítica ao refinamento de seu estilo literário. O resultado é um texto primoroso, em que nos acercamos dos fatos históricos sem perder de vista as emoções que essa personagem icônica nos revela sobre o Brasil Colônia e seus desafios econômicos e morais.


Mulher negra nascida escravizada, Chica da Silva foi alforriada e se tornou a mulher mais rica do Brasil. O amor foi o motivo de sua ascensão. Ela se apaixonou pelo seu senhorio e contratador de diamantes da região, João Fernandes de Oliveira, com o qual viveu uma relação amorosa intensa que marcou para sempre a história do Arraial do Tijuco, atual Diamantina, nas Minas Gerais. Seu casamento, contudo, nunca pôde ser oficializado, pois as leis racistas da época não permitiam a união entre um branco e uma negra. Vivendo em concubinato, Chica da Silva e João Fernandes tiveram treze filhos e dele herdou toda a fortuna.

Metadado adicionado por Grupo Editorial Record em 10/11/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 10/11/2025
Última alteração: 10/11/2025

Autores e Biografia

Priore, Mary Del (Autor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.