Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Educação da tristeza



Luto; Alegria; Família; Deus; Existência; Tempo; Amor; Valter Hugo Mãe; Morte; Literatura; Casa; Rotina; Natal; Aniversário; Túmulo


Sinopse

Um registro honesto e comovente das reflexões mais íntimas de Valter Hugo Mãe

Em Educação da tristeza, Valter Hugo Mãe nos oferece sua obra mais íntima: um livro em que palavras e ilustrações se entrelaçam na tentativa delicada de compreender o luto, a saudade e o próprio ato de viver.

A partir da perda de seu jovem sobrinho Eduardo — figura que inspirou O filho de mil homens —, o autor compartilha reflexões profundas e sinceras sobre a dor, a passagem do tempo e as perguntas fundamentais da existência: Qual o tamanho do amor? Como transformar a ausência em presença? O que fazer com aquilo que nos falta?

Entre pequenos causos do cotidiano, observações poéticas sobre o mundo e uma sensibilidade única, Valter constrói uma espécie de conversa à beira da lareira: íntima, acolhedora e devastadoramente honesta. Instalado em uma antiga casa em reformas, ele observa o tempo passar enquanto reconstrói — por dentro e por fora — sua forma de estar no mundo.

Ilustrado pelo próprio Valter, Educação da tristeza é um convite delicado para repensarmos o que é viver, amar e seguir adiante, mesmo quando a dor insiste em permanecer.

Metadado adicionado por Globo Livros em 14/07/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 14/07/2025
Última alteração: 14/07/2025

Autores e Biografia

Mãe, Valter Hugo (Autor) - Valter Hugo Mãe é um dos mais destacados autores portugueses da atualidade. Sua obra foi traduzida para diversas línguas, e recebeu prestigiado acolhimento em muitos países. É autor dos romances Deus na Escuridão, As doenças do Brasil, Contra mim (Grande Prêmio de Romance e Novela — Associação Portuguesa de Escritores); Homens imprudentemente poéticos; A Desumanização; O filho de mil homens; A máquina de fazer espanhóis (Prêmio Oceanos); O apocalipse dos trabalhadores; O remorso de baltazar serapião (Prêmio Literário José Saramago) e O nosso reino. Escreveu alguns livros para todas as idades, entre os quais: Contos de cães e maus lobos, O paraíso são os outros, As mais belas coisas do mundo, Serei sempre o teu abrigo e A minha mãe é a minha filha. Todas essas obras são publicadas no Brasil pela Biblioteca Azul. ; Mãe, Valter Hugo (Ilustrador)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.