Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

Por que a esquerda morreu?
e o que devemos fazer para ressuscitá-la



A classe média no espelho, A construção social da subcidadania, A ditadura envergonhada, A elite do atraso, A esquerda e o golpe de 1964, A guerra contra o Brasil, A herança do golpe, A invisibilidade da desigualdade brasileira, A radiografia do golpe, A ralé brasileira, A revolução burguesa no Brasil, A tolice da inteligência brasileira, América Latina lado B, Anatomia do fascismo, Aporofobia, Ariel Palacios, Biografia do abismo, Bóris Fausto, Brasil dos humilhados, Brasil: uma biografia, Caio Prado, Carlos Fico, Casa grande e senzala, Celso Rocha de Barros, Chomsky & Mujica, Cidadania no Brasil, Cobras e Lagartos, Coisa de rico, Como as democracias morrem, Como o racismo criou o Brasil, Como salvar a democracia, Daron Acemoglu, Dênis de Moraes, Desigualdade, Economia do desejo, Eduardo Moreira, Elio Gaspari, Falácias da Justiça Social, Florestan Fernandes, Gilberto Freyre, Heloisa Sterling, Jones Manoel, João Cezar de Castro Rocha, Bolsonarismo, Tudo por um triz, Sabrina Fernandes


Sinopse

Jessé Souza, autor do best-seller Pobre de direita, reforça a urgência de que as forças populares respondam às transformações do capitalismo no inédito livro Por que a esquerda morreu?


 


Exercícios críticos de conjuntura são fundamentais para que se tenha uma visão ampla do momento político pelo qual passamos. De tempos em tempos, surge uma interpretação do agora, tão fiel à realidade, que seus argumentos se mostram insuperáveis.


Este livro é exatamente assim. Não expõe apenas uma crítica bem-feita; é exemplo do momento de maturidade intelectual de um dos mais inovadores intérpretes do Brasil, desde Florestan Fernandes. Jessé Souza é um pensador do mundo simbólico, amante das paixões. Seu trabalho não refuga da dificuldade de exibir raios-x de nossa atualidade política.


Assim foram pelo menos três de seus grandes best-sellers: o primeiro, que criticou severamente o golpe de Estado de 2016 e foi premiado com o Jabuti; o segundo, que cunhou o termo “elite do atraso” e inspirou o desfile histórico da Paraíso do Tuiuti no carnaval do Rio; e o terceiro, que estudou o comportamento político dos pobres de direita e ficou semanas na lista de mais vendidos.


Desta vez, seu título encarna uma das perguntas mais polêmicas que um sociólogo pode apresentar ao público: Por que a esquerda morreu?


Engana-se quem pensa que o texto reflete um prejuízo à esquerda ou dá palco para a autocrítica tão pedida pelos centristas. Aqui vemos como as transformações do capitalismo estão demandando uma reorganização das forças populares, que acontecem de modo mais vagaroso do que a urgência deste tempo histórico impõe.


Parte de nossa economia assumiu um caráter ultraliberal e popular que impede que o Estado regularize sua exploração econômica. Esse arrombo no pacto social tem efeitos culturais que influenciam o comportamento conservador da população. A esquerda morreu porque o capitalismo mudou. E as insurgências progressistas do século XXI só prosperarão se construirmos uma consciência política capaz de defender os interesses populares das novas formas de exploração. Neste livro, Jessé Souza nos explica como chegar lá.

Metadado adicionado por Grupo Editorial Record em 17/10/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 17/10/2025
Última alteração: 10/11/2025

Autores e Biografia

Souza, Jessé (Autor) , Marcondes, Maria Celeste (Tradutor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.