Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

Mitos yorubás
o outro lado do conhecimento



Àiyé, A formação do candomblé, Afroteologia, A Gnose Afro-Americana e o Candomblé Gnóstico, As Águas de Oxalá, Babalorixá Ominarê, Beatriz Nascimento, Caminhos de Odu, Candomble de Keto, Candomblé e umbanda, Candomblé no Brasil, Casa de Oxumarê, Cazuá, Crônicas exusíacas e estilhaços pelintras, Dicionário da Antiguidade africana, Dicionário Português-Yorùbá, Dicionário Yorubá-Português, Diplomas e decás, Economia e Cultura do Candomblé na Bahia, Edmar Ferreira Santos, Escravidão, Ewé Òrìsà, Flávio Gonçalves dos Santos, História dos candomblés do Rio de Janeiro, Iniciação ao candomblé, Intolerância Religiosa, Jogo de búzios, José Roberto Romeiro Abrahão, Laurentino Gomes, Luciana Duccini, Luis Antonio Simas, Luis Nicolau Parés, Mediunidade na Umbanda, Mitologia, Mitologia dos Orixás, Muniz Sodré, O candomblé bem explicado, Odé Kileuy, O Exu que habita em mim, O jogo de búzios na tradição do candomblé angola, O Jogo de Búzios no Ritual de Almas e Angola, O livro da história negra


Sinopse

Mitos yorubás dá continuidade à publicação da obra do respeitado historiador e ogã José Beniste pela Editora Civilização Brasileira.


 


Nas civilizações africanas, os mitos desempenham uma função fundamental ao enaltecer e codificar crenças, garantindo a eficácia dos ritos e orientando a vida das pessoas. Essas histórias criam um envolvimento sagrado com o mundo, no qual animais, plantas e astros adquirem significados que vão além do simples existir, conectando profundamente o universo espiritual e o cotidiano.


Neste Mitos yorubás, o historiador e ogã José Beniste apresenta uma coletânea de mitos que exaltam a origem do mundo, a criação do ser humano e como foi gerada sua relação com o sagrado. Beniste explica, por exemplo, como cada Òriṣà adquiriu seus poderes, os motivos por Èṣù viver na rua e a rivalidade entre Ọ̀gún e Ṣàngó pelo amor de Ọya. A Nigéria, berço da cultura yorubá, é o território central de todos os relatos aqui presentes.


Beniste também destaca a importância da transformação dessas histórias ao longo do tempo para a formação da identidade afro-brasileira, e como esse conjunto mítico proporcionou condições para que a modalidade religiosa de origem yorubá, o Candomblé de Ketu, inspirasse as demais religiões de matriz africanas radicadas no Brasil.


 


“Ogã iniciado há mais de quarenta anos pela venerável Mãe Cantu de Airá, do Ilê Axé Opô Afonjá, Beniste une sólida pesquisa e registros orais para contribuir com a história e a manutenção da memória de um dos mais importantes complexos culturais afro-brasileiros, erguido entre a Bahia e o Rio de Janeiro: o Candomblé de Ketu” – Luiz Antonio Simas

Metadado adicionado por Grupo Editorial Record em 19/09/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 19/09/2025
Última alteração: 27/10/2025

Autores e Biografia

Beniste, José (Autor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.