Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Odisseu
O herói humano da Odisseia



Poesia, Literatura Brasileira, Poemas, Odisseia


Sinopse

Nos primeiros hexâmetros – os versos de seis linhas – que brincam com o “dactílico” de Homero na Ilíada e na Odisseia, Gilberto Schwartsmann nos lembra que “Na Grécia da Antiguidade, a mitologia explica os seres, as coisas e a origem do mundo. A poesia é sua prima, acalma o sofrer e com a rima o tédio, no fundo, é para a alma remédio”.
Diz que “Homero retrata em versos, representações do universo: os monstros são os medos, as ninfas, os desejos, as estrelas são a luz, o mel, talvez um beijo”. E que a “literatura não pode ser para o jovem dificuldade. Tem de ser desafio, vontade! Caminho para uma vida mais pura, pois não há viagem mais bela do que navegar na leitura!”.
E que “para deixar o leitor motivado, decidi imitar Homero: narrar as aventuras de Odisseu, as suas peripécias da Odisseia! Com deuses em versos cantados para deleite da plateia!” E qual é a esperança do autor, ao escrever a sua obra? A resposta vem também em versos: “Qual é a minha esperança? Que alguém leia esta obra! E há motivos de sobra... Se alguém morder a isca, talvez leia o original! Afinal, quem não arrisca, não petisca...”.
E conclui: “É o que dizem os sábios sobre a força do livro: pode quebrar paradigmas... Levar novos sabores aos lábios, novas imagens aos olhos, jogar luzes sobre os enigmas... O autor então sonha: “Não seria uma maravilha os jovens lerem os clássicos? Não há nada como o livro para alimentar a imaginação! E tratando-se de aventura, Homero é um turbilhão!”.

Metadado adicionado por Sulina em 27/08/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 27/08/2025
Última alteração: 27/08/2025
Última alteração de preço: 27/08/2025

Autores e Biografia

Schwartsmann, Gilberto (Autor) - É Professor Emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Professor Emérito da Escola Latino-Americana de Oncologia, Membro Titular e ex-Diretor da Biblioteca da Academia Nacional de Medicina e ex-Presidente da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina. É Membro Titular da Academia Rio-Grandense de Letras (ARL) e membro do PEN Clube do Brasil. É escritor, com várias obras traduzidas para o espanhol e para o francês, dramaturgo, cronista e ensaísta, exercendo também a curadoria de importantes exposições literárias. É bibliófilo, com uma robusta coleção de obras raras e de primeiras edições. Presidiu a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul. É conselheiro da Fundação Iberê Camargo e patrono do Instituto Zoravia Bettiol. Presidiu a Bach Society Brasil. Presidiu a Associação do Theatro São Pedro. Presidiu a Associação da Biblioteca Pública do Rio Grande do Sul. Atualmente, preside a Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Recebeu o Prêmio de Destaque em Pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, a Medalha do Mérito Farroupilha da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, a Medalha Simões Lopes Neto de Destaque Cultural do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a Medalha de Destaque Especial na Cultura da Associação Rio-Grandense de Imprensa, os prêmios Açorianos Especial de Artes e Especial de Literatura da Prefeitura de Porto Alegre e o Prêmio de Personalidade do Livro da Câmara Rio-Grandense do Livro.; Bettiol, Zoravia (Ilustrador)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.