Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Sons, ruídos e silêncios no dia a dia
Cultura aural e tecnologias de si



Comunicação, Música, Mídias, cultura, Sociologia, Jornalislmo


Sinopse

"Sons, ruídos e silêncios no dia a dia: cultura aural e tecnologias de si" é uma investigação rigorosa e sensível sobre os modos como escutamos e somos afetados por expressões sônicas cotidianas diversas, para além da música. Vinícius Andrade Pereira nos convida a uma jornada fascinante por universos sônicos que nos moldam continuamente. Convida-nos a pensar como a cultura aural – o emaranhado de sons que nos envolve desde o útero materno até os complexos ruídos da vida urbana – influencia as emoções, os comportamentos e até mesmo quem somos.
Com base em referenciais dos estudos de som, da filosofia, da comunicação e da cultura, Vinícius propõe uma análise densa das formas contemporâneas de experiência aural. O autor examina o mercado de sons voltado ao bem-estar (MERSBE), as modulações do silêncio, as audibilidades não normativas e a constituição dos sons como tecnologias de si, problematizando a medicalização e a estetização da escuta.
Ao tratar o som como campo de disputas simbólicas, políticas e sensoriais, a obra amplia o escopo dos estudos de som e da comunicação, contribuindo de forma original para a compreensão da cultura aural contemporânea. Trata-se de uma leitura fundamental para pesquisadores interessados em som, mídia, subjetividade e modos de vida mediados por tecnologias.



















Metadado adicionado por Sulina em 02/07/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 02/07/2025
Última alteração: 02/07/2025

Autores e Biografia

Pereira, Vinícius Andrade (Autor) - É professor da Faculdade de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. É autor dos livros Estendendo McLuhan: da aldeia à teia global (Sulina, 2011) e Comunicação na Era Pós-Mídia: tecnologia, mente, corpo e pesquisas neuromidiáticas (Sulina, 2021), além de organizador de outros, tais como Cultura digital trash (E-Papers, 2007), ArTecnologia, Vol. I (Buqui Digital, 2012) e ArTecnologia, Vol. II (Universidade Complutense de Madri, 2014). Em 2019 lançou na Festa Literária Internacional de Paraty – FLIP (Paraty, RJ) o livro de poesia Nanoversos (Autografia, 2019).

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.