Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Vendo sonhar em Palomas



Literatura, Poesia, Ficção, Poemas, Poética, Literatura Brasileira


Sinopse

"Vendo sonhar em Palomas" expressa uma poesia que se quer verdadeira. Como assim? Tão verdadeira quanto a verdade que anda pelas ruas. Há muitas formas de fazer poesia e todas podem ser encantatórias. A poesia de “descobrimento”, ou “desencobrimento”, revela um velho projeto do autor: criar imagens que façam emergir sentidos encobertos das coisas do cotidiano. O que há de verdade nisso? Quase tudo. Quase? Tudo? Quase na medida em que o tudo exige uma metafísica poética talvez inalcançável aos mortais. A verdade do cotidiano está na sua polissemia. Camada por camada.
Nem a grandiloquência dos oradores, nem o constrangimento dos sussurros. Uma poesia que se dá a ver como uma mitologia do cotidiano, simples e intrincada como são as cruezas do dia a dia. É de sentido que se fala, no amor, na vida, nos afazeres, na reflexão sobre a morte. Sentidos das palavras, das formulações, das próprias imagens, das cadências e rimas. Poesia tão livre que não cabe num modelo ou numa expectativa. Sem qualquer “angústia de influência” nem influência sobre a angústia que se derrama. Poesia como casa comum nos invernos e espaço aberto das inquietações.
Poesia de vida, de trajetória, de lembranças, de balanços e redes, de caminhadas e perdições, de imagens sobre imagens, num imaginário que escorre como uma existência que passa com seus atropelos, promessas e aguaceiros. Poesia de lembranças e de imaginações, de passado e de futuros artificiais, tão artificiais quanto a natureza depois da devastação humana. Poesia de revelações, desvelamentos, emergências, incontinências, provocações, contra os dogmas, as crenças poéticas, o bom gosto do poeta premiado, o bloco de notas do celular do crítico do site especializado. Poesia desenganada. Daí a sua imortalidade.

Metadado adicionado por Sulina em 29/10/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 29/10/2024
Última alteração: 30/10/2024
Última alteração de preço: 29/10/2024

Autores e Biografia

Silva, Juremir Machado da (Autor) - Nascido em 1962, em Santana do Livramento, RS, criado em Palomas, na campanha gaúcha, às margens da Banda Oriental, primeiro foi poeta e jovem de teatro amador. Depois, sob pressão da vida adulta e da vontade de andar pelo mundo, aceitou as imposições da prosa, mas tratou de submetê-la à sua dicção, espantando muitos dos fiscais da palavra. Em qualquer registro, porém, sente-se à vontade para só fazer o que a sua vontade determina. É autor, pela Sulina, de Quase (toda) poesia.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.