Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Duas novelas de outono



Literatura, Ficção, Novela, Literatura Brasileira


Sinopse

“Cante o hino antes de entrar” e “A grande ideia” têm algo em comum: são novelas. O que é, porém, uma novela? Um romance curto? Um conto grande? Um ritmo, uma dicção, uma maneira de narrar. As histórias de Duas novelas de outono têm outro ponto em comum: a estranheza. Mas não uma estranheza de ficção científica. Uma aspereza cotidiana. Na primeira, a extrema direita volta ao poder no Brasil com uma mulher na presidência da República. Na segunda, um advogado decide se aposentar e retirar-se para um ambiente preparado minuciosamente a fim de esperar a grande ideia que irá mudar a sua vida.
Que personagens habitam essas histórias incontidas, que parecem se jogar no mar com a violência de uma ruptura de barragem? Em “Cante o hino antes de entrar”, o protagonista e seus colegas tentam sobreviver numa nova etapa de suas vidas, marcada por um novo normal tão avassalador quanto comum. Em “A grande ideia”, um homem sereno faz a sua aposta mais radical, sem tempo para qualquer concessão, instalado numa pequena biblioteca de fundo de pátio. Os demais elementos que ligam esses seres de ficção, tão reais quanto os imaginários que amarram vidas, ficam para descoberta do leitor. O autor informa que nada mais pode adiantar. Não pode ou simplesmente não quer.
Não se trata de dar ou não spoiler, conforme essa palavra esquisita que se impôs como um dogma, mas de uma retirada depois da obra pronta. O autor está morto? Não, felizmente o autor vive fisicamente e como sombra que acompanhará o leitor ao longo de cada página. Uma sombra, como sombra que se respeita, silenciosa e vigilante. Todo leitor é um autor em potencial. Ao ler, examina, escreve, reescreve, prescreve. O autor acompanha, concorda, discorda, balança a cabeça, dá o ritmo da leitura.
Ler é aceitar uma proposta temporária de bifurcação. Sair dos trilhos. É possível, embora não demonstrado ou demonstrável, que o elo entre essas duas narrativas seja uma palavra, apenas uma: outono.

Metadado adicionado por Sulina em 01/11/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 01/11/2024
Última alteração: 01/11/2024

Autores e Biografia

Silva, Juremir Machado da (Autor) - Nascido em Santana do Livramento, RS, em 1962, já publicou três novelas (Ela nem me disse adeus, Adiós, Baby e Nau frágil), seis romances (Cai a noite sobre Palomas, Fronteiras, Viagem ao extremo sul da solidão, Solo, Acordei negro e Memória no esquecimento), dois romances históricos (Getúlio e 1930, águas da revolução) e um romance-reportagem (A prisioneira do castelinho do Alto da Bronze). Vive dividido, parte no Bom Fim, em POA, parte em Palomas, na fronteira com o Uruguai, parte em Paris. Não vê nisso esnobismo ou romantismo. É só a localização exata no GPS.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.