Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Strange aeons in dark rooms
O universo criativos de H. P. Lovecraft na cultura contemporânea e no cinema



Comunicação, Jornalismo, Literaratura, Cinema de terror, Literatura H. P Lovecraft


Sinopse

Emoldurado por um título instigante e belo, o estudo de Yuri Garcia se debruça sobre os muitos paradoxos da obra de Lovecraft. Trata-se de uma investigação que vai do pessimismo cósmico do escritor – e que serve até hoje de inspiração a pensadores de diferentes matrizes intelectuais – aos muitos filmes adaptados ou baseados no universo lovecraftiano. Já aí encontramos um desses marcantes paradoxos: como um artista “menor” (no sentido deleuziano) pôde tornar-se uma influência tão marcante na cultura popular? O que existe de sedutor e intrigante em sua obra para assegurar-lhe lugar de destaque em um território no qual deveriam imperar os valores da diversão, da leveza e do entretenimento?
Existe algo nesse universo de horrores cósmicos indizíveis que atrai as pessoas, mesmo contra toda medida de bom senso, como se algo faltasse em nossa civilização, como se ansiássemos por uma invasão de monstruosidades caóticas em nosso mundo de ordem e de padrões. Yuri não hesita até mesmo a engajar-se em um autoexame, percebendo que ele próprio não escapa do redemoinho de contradições conjurado por Lovecraft. “Também me encontro atraído por algo que abomino”, confessa ele com louvável honestidade.

Metadado adicionado por Sulina em 10/01/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 10/01/2025
Última alteração: 10/01/2025

Autores e Biografia

Garcia, Yuri (Autor) - É professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCOM-UERJ). Doutor e mestre em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Realizou estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação da Universidade Anhembi Morumbi (PPGCOM-UAM), com bolsa Capes (PDPG), entre 2022 e 2024, e estágio de Pós-Doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) entre 2019 e 2020. Coordenador do grupo de pesquisa POPMID: Reflexões sobre Gêneros e Tendências em Produções Midiáticas. Autor do livro Drácula: o vampiro camaleônico (Lumen et Virtus, 2014), realiza pesquisas sobre temas como: Teorias da Comunicação, Filosofia, Política, Gêneros cinematográficos (sobretudo o Horror) e transposições cinematográficas de obras literárias, e Histórias em Quadrinhos.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.