Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Questões gramscianas
da interpretação à transformação do mundo



antonio gramsci, visão politica e social, comunismo, socialismo, colonialismo interno, burguesia italiana, teoria política


Sinopse

Um dos maiores pensadores sociais e políticos do século XX, Antonio Gramsci foi traduzido e estudado em diferentes partes do mundo e mantêm, ainda no século XXI, sua reputação de “teórico da hegemonia” dentro e fora da academia. Em Questões gramscianas: da interpretação à transformação do mundo, o professor Gianni Fresu traz Gramsci de volta às suas origens, ao local onde seu pensamento se formou: a Sardenha.

Vindo dessa ilha pobre, camponesa e periférica, historicamente sujeita a múltiplas formas de dominação, Gramsci desenvolve seu pensamento inserido nessas condições, em um longo processo de definição política e filosófica, que vai do fim do século XIX ao início do XX: “As raízes profundamente sardas de sua formação moral e intelectual são aqui apresentadas com um nível extraordinário de detalhamento, a partir da perspectiva dos esquemas de recepção e reação dos grupos e das classes sociais subalternas sardas, desenvolvidos ao longo de séculos de resistência a formas brutais de exploração e dominação em termos materiais, políticos, espirituais e psicológicos”, escreve Peter D. Thomas no prefácio.

Fresu apresenta a evolução política e intelectual de Gramsci e mostra como esse revolucionário, a partir da questão colonial, percebeu também os limites do liberalismo e passou a considerar que apenas o socialismo seria capaz de viabilizar a emancipação humana.

Trecho

“O grande interesse de Gramsci pelos países que sofreram séculos de domínio colonial e que ainda hoje vivem com as tradições de um desenvolvimento dependente, em nossa concepção, encontra uma de suas raízes em um fator não suficientemente sublinhado nos estudos dedicados ao autor dos Cadernos. Gramsci forneceu um arsenal de categorias úteis para se ler a questão colonial, antes de mais nada porque a terra em que ele nasceu e se formou, por estar situada no centro do Mediterrâneo, era uma região pobre, campesina e periférica, em que as condições de subdesenvolvimento foram constantemente interpretadas por meio de chaves racistas, que explicam as causas de seus problemas históricos a partir da natureza bárbara e geneticamente atrasada dos sardos.”

Metadado adicionado por Boitempo Editorial em 02/09/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 02/09/2025
Última alteração: 02/09/2025

Autores e Biografia

Fresu, Gianni (Autor) - Gianni Fresu é professor de filosofia política na Universidade de Cagliari e doutor em filosofia pela Universidade de Urbino 'Carlo Bò'. Entre 2016 e 2023 lecionou na Universidade Federal de Uberlândia (MG). É membro fundador da International Gramsci Society Brasil, da qual foi presidente de 2019 a 2022. Pela Boitempo publicou também Antonio Gramsci: o homem filósofo (2020). ; Diehl, Frederico (Tradutor) , Thomas, Peter D. (Prefácio) , Pivetti, Michaella (Capista) , Roio, Marcos Del (Orelha)

Sumário

Prefácio, Peter D. Thomas..................................................................................... 9
Primeira parte – A questão colonial.............................................................. 13
Capítulo 1. As raízes sardas de um pensamento universal................................. 15
Capítulo 2. Colonialismo interno e emancipação dos subalternos.................... 79
Segunda parte – A questão liberal ................................................................. 111
Capítulo 3. O universal incompleto ................................................................. 113
Capítulo 4. O déficit de liberalismo da burguesia italiana................................. 147
Terceira parte – Questões de teoria política ............................................... 211
Capítulo 5 ....................................................................................................... 213
Conclusão ........................................................................................................... 275
Bibliografia.......................................................................................................... 279
Índice onomástico ............................................................................................... 291



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.