Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Manifesto por uma revolução ecossocialista
romper com o crescimento capitalista



ecossocialismo, socialismo, comunismo e ecologia, proteção ambiental


Sinopse

A questão ecológica está no centro deste manifesto aprovado, em 2025, no 18° Congresso da IV Internacional. O ecossocialismo não é apenas um capítulo do programa, mas o seu fio condutor. A ameaça de uma mudança climática catastrófica está no centro das preocupações deste texto, elaborado coletivamente por militantes de diversos continentes.

O socialismo proposto diverge radicalmente dos modelos que dominaram o século passado: é um projeto democrático, com base na justiça ecológica e que incorpora as contribuições das lutas feministas, antirracistas, anticolonialistas, anti-imperialistas, antimilitaristas e LGBTQI+.

O texto busca formular uma perspectiva revolucionária capaz de enfrentar os desafios do século XXI e inspirar as atuais lutas anticapitalistas, sociais e ecológicas que têm se desenvolvido em diferentes lugares do mundo.

Metadado adicionado por Boitempo Editorial em 13/08/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 13/08/2025
Última alteração: 15/08/2025

Autores e Biografia

Löwy, Michael (Organizador) - Nascido em São Paulo em 1938, Michael Löwy estudou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP). Doutorou-se na Sorbonne com uma tese sobre o jovem Marx orientada por Lucien Goldmann. Autor de vários livros, traduzidos em trinta línguas, entre eles Walter Benjamin: aviso de incêndio (2005), A teoria da revolução no jovem Marx (2012), A jaula de aço: Max Weber e o marxismo weberiano (2014), A estrela da manhã (2018) e Marx: esse desconhecido (2023), todos editados pela Boitempo.; Câmara, Júlia (Organizador) - Júlia Câmara é historiadora, com mestrado pela Universidade de Brasília (UnB). Nascida na Paraíba, criada em Brasília e atualmente residente no Rio de Janeiro, é dirigente do PSOL-RJ, da organização Subverta e membra do Bureau da IV Internacional. Atua na construção de uma alternativa anticapitalista, ecossocialista e internacionalista, articulando lutas feministas, ambientais e populares.; Chaves, Natalia (Tradutor) , Matos, Isadora (Tradutor) , Nery, Maikon (Capista) , Fernandes, Sabrina (Colaborador)

Sumário

PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
1. A necessidade objetiva de uma revolução
ecossocialista, antirracista, antimilitarista,
anti-imperialista, anticolonialista e feminista
2. O mundo pelo qual lutamos
3. Ser em vez de ter
4. Nosso método de transição
5. Para um programa de transição anticapitalista
6. Linhas mestras de uma alternativa ecossocialista
ao crescimento capitalista
7. Decrescimento material global no contexto do
desenvolvimento desigual e combinado
8. Fazer as lutas convergirem para romper com o
produtivismo capitalista



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.