Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Paragens



paragens, Roniwalter Jatobá, Pássaro selvagem, Tiziu, Novela brasileira


Sinopse

Roniwalter Jatobá reúne três novelas em Paragens: “Pássaro Selvagem”, “Tiziu” e a terceira, que dá nome ao livro. Cerca de vinte anos separam a primeira da última, demonstrando, nas palavras de Flávio Aguiar, "uma viagem, uma espécie de migração que volta ao ponto de partida".

Migração é a experiência que une os três textos e revela as mazelas de um país marcado por mudanças violentas: do tráfico negreiro às peregrinações cotidianas nas grandes cidades, chegando ao êxodo rural do Norte e Nordeste rumo ao Sul do país. O operário migrante, homens e mulheres comuns que enfrentam as agruras do dia a dia, é o tema central do trabalho de Roniwalter.

Pássaro Selvagem conta a história de um menino que se muda para a cidade grande, saindo de uma povoação impactada pela construção da rodovia Rio-Bahia.

Paragens evoca o mergulho em si mesmo de um personagem que, depois de várias migrações, percorre as ruas inundadas de São Paulo e as estações de trem, até seu destino, que é nenhum. Sua última frase é: "Sigo calado, molhado, bestando".

Em Tiziu, Agostinho Xavier conta sua jornada. Após perder a mão em um acidente de trabalho, se vê solitário na cidade grande. Desesperado pela falta de auxílio que não chega, deixa-se tomar por um arroubo de violência.

Trecho

“O dia na verdade parecia mais comprido sem fazer nada, demorava a chegar a noite quando deixei por semanas de voltar ao Brás. Nem o sol fraco e lento me animava a deixar o quarto. Coragem, Agostinho, experimentava isso para me manter firme. Esmorecia. Nas primeiras horas da manhã, ficava sentado na beirada da cama, triste e sem rumo. Vezes, ainda desacostumado, acordava assustado de lembrança mais funda ao ouvir longe o toque da sirene da fábrica de química. Pensava nas gentes com suas ocupações, cada um cuidando de si, nem um ente imaginando a existência de Agostinho Xavier. Vai acabar ficando louco, Dalva arreliava da cozinha, na brincadeira, venha comer antes que esfrie, lembrando a hora do almoço ou da janta.”

Metadado adicionado por Boitempo Editorial em 22/05/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 22/05/2025
Última alteração: 22/05/2025

Autores e Biografia

Jatobá, Roniwalter (Autor) - Roniwalter Jatobá nasceu em Campanário, MG, em 1949. Aos dez anos, migrou com a família para a região de Campo Formoso, no interior baiano. Veio para São Paulo em 1970. Trabalhou como operário no ABC e depois na área gráfica da Abril. Cinco anos mais tarde, auxiliado financeiramente pela empresa, formou-se jornalista. Autor de vasta obra, pela Boitempo publicou Paragens (2025), Sabor de química (2025) e Crônicas da vida operária (2025).; Aguiar, Flávio (Apresentação) , Viganó, Livia (Capista) , Aquino, Marçal (Orelha) , Lucas, Fábio (Colaborador)

Sumário

APRESENTAÇÃO
Novelas selvagens – Flávio Aguiar.......................9
Pássaro selvagem............................................... 15
Paragens..............................................................75
Tiziu......................................................................97
SOBRE O AUTOR................................................. 183



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.