Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Geografia da abolição
ensaios rumo à libertação



encarceramento, geografia, racismo


Sinopse

Geografia, racismo e encarceramento são os fios condutores desta obra da estadunidense Ruth Wilson Gilmore. Geografia da abolição: ensaios rumo à libertação traz ao leitor os principais trabalhos da geógrafa e ativista e reúne mais de três décadas de pesquisa rigorosa.

Gilmore oferece uma compreensão geográfica de como o capitalismo racial contemporâneo opera de maneira consciente ao abandonar pessoas e locais considerados indesejados e excedentes. Geografia da abolição vai além da simplificação entre encarceramento e liberdade e nos lembra que a liberdade não é um mero princípio, mas um lugar.

Com uma contribuição singular, a autora oferece ao campo acadêmico e ativista ferramentas e conceitos que ajudam a enfrentar a turbulência política e social que abala o mundo: “A liberdade não foi uma dádiva, mesmo que as doações tenham avançado no trabalho pela liberdade. Nosso desafio é compreender esses paradoxos no início do século XXI, altura em que as forças do império, do aprisionamento e da desigualdade lideradas pelos Estados Unidos se apoderaram até da palavra ‘liberdade’, utilizando a viva ressonância do termo para obscurecer os efeitos sangrentos de sua cruzada militar, política e econômica global”, escreve.

Trechos

“Motivada a aprender a interpretar o mundo para mudá-lo, encontrei na geografia formas de contemplar e documentar a vibrante dialética entre as condições objetivas e subjetivas que, se observadas com a devida atenção, ajudam a revelar oportunidades e impedimentos à libertação humana. O espaço é sempre importante, e o que fazemos dele, em pensamento e na prática, determina e é determinado pela maneira como fundimos nossa criatividade com o mundo externo para mudá-lo e para mudarmos a nós mesmas no processo. Em outras palavras, não é preciso ser nacionalista nem imaginar que a autodeterminação é fixada em definições modernas de Estados e soberania para concluir que, no fim das contas, a liberdade é um lugar.”

“Devemos encolher o Estado e restaurar a liberdade e os mercados. Embora não haja dúvida de que houve e há fanáticos desse discurso libertário-leve, a maioria das pessoas que o divulgam, e todas aqueles que estão no poder, não têm intenção de encolher o Estado. Pelo contrário, a intenção delas foi e continua sendo recriar o Estado para realizar outras coisas. Chamei essa construção ideológica de ‘o Estado anti-Estado’: um Estado que cresce prometendo encolher.”

Metadado adicionado por Boitempo Editorial em 15/05/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 15/05/2025
Última alteração: 15/05/2025

Autores e Biografia

Gilmore, Ruth Wilson (Autor) - Ruth Wilson Gilmore é estadunidense, ativista antiprisional e especialista em geografia carcerária. É diretora do Center for Place, Culture and Politics e professora da City University of New York (CUNY), além de cofundadora da organização Critical Resistance e do California Prison Moratorium Project. Geografia da abolição: ensaios rumo à libertação é sua primeira obra lançada pela Boitempo.; Bhandar, Brenna (Organizador) , Toscano, Alberto (Organizador) , Candiani, Heci Regina (Tradutor) , Borges, Juliana (Prefácio) , Rodrigues, Mateus (Capista) , Harvey, David (Orelha) , Bhandar, Brenna (Introdução) , Toscano, Alberto (Introdução) , Davis, Mike (Colaborador) , Ransby, Barbara (Colaborador)

Sumário

PREFÁCIO
“Geografia da abolição: uma cartografia insurgente”
INTRODUÇÃO
Relatos de um território ocupado
PARTE I
O QUE FAZER? ATIVIDADE INTELECTUAL COMO ATIVISMO, ATIVISMO COMO ATIVIDADE INTELECTUAL
1 O que fazer?
2 Feras decorativas: confrontando a academia no fim do século XX
3 Inimigos públicos e intelectuais privados: os Estados Unidos do apartheid
4 A mistura intelectuais-ativistas
PARTE II
RAÇA E ESPAÇO
PARTE III
PRISÕES, MILITARISMO E O ESTADO ANTIESTADO
5 Raça e globalização
6 Associações fatais entre poder e diferença: notas sobre racismo
e geografia
7 Terror austeridade raça gênero
excesso teatro
8 Raça, prisões e guerra: cenas da história da violência nos Estados Unidos
5 Globalização e crescimento das prisões nos Estados Unidos: do keynesianismo militar ao militarismo pós-keynesiano
10 À sombra do Estado-sombra
11 A outra Califórnia
12 Reafirmando o óbvio
13 Para além de Bratton
14 Do complexo industrial-militar ao complexo industrial prisional
15 Prisões e luta de classes
PARTE IV
ORGANIZAR-SE PELA ABOLIÇÃO
16 “Vocês deslocaram uma pedra”: mães e prisioneiros na paisagem da Califórnia pós-keynesiana1
17 Lugares esquecidos e as sementes do planejamento de base popular
18 O estado preocupante do movimento antiprisional
19 Raça, crise capitalista e organização abolicionistas
20 Geografia da abolição e o problema da inocência
AGRADECIMENTOS
BIBLIOGRAFIA
ÍNDICE REMISSIVO



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.