Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Para a crítica da economia política



Marx, Marxismo, economia política, O capital, capital, Urtext, manuscrito, manuscritos


Sinopse

Publicada em 1859, Para a crítica da economia política é a primeira tentativa de Marx de publicar de maneira sistemática sua crítica da economia política. Trata-se da única obra que efetivamente veio à luz numa série prevista de seis livros. Oito anos depois, remodelado o projeto inicial, a concepção ganharia corpo na principal obra do autor, O capital, publicada em 1867. Para a crítica delineia os conceitos equivalentes ao que depois comporia a Seção I da obra-prima do filósofo alemão.

No célebre prefácio da obra, Marx narra sua trajetória intelectual e os caminhos que o levaram a produzir seu empreendimento crítico: “O resultado geral a que cheguei [...] pode ser resumido nos seguintes termos: na produção social de sua vida, os humanos estabelecem relações bem determinadas, necessárias, independentes de sua vontade, relações de produção que correspondem a um determinado estágio do desenvolvimento de suas forças produtivas materiais. A totalidade dessas relações de produção constitui a estrutura econômica da sociedade, a base real, sobre a qual se eleva uma superestrutura jurídica e política, à qual correspondem certas formas de consciência social. O modo de produção da vida material condiciona o processo social, político e intelectual da vida em geral. Não é a consciência dos humanos que determina seu ser, mas o inverso: é seu ser social que determina sua consciência”.

Esta edição inclui também o “Urtext”, ou “Texto original”, um manuscrito preliminar, no qual uma série de raciocínios, depois suprimidos ou encurtados, podem ser acompanhados em detalhes. Trata-se de um escrito decisivo para uma compreensão mais aprofundada dos problemas da dialética marxiana, que exerce ainda hoje grande influência em algumas das tentativas mais profícuas de interpretação e reinterpretação da obra de Marx e, especialmente, do seu projeto de uma crítica da economia política.

Traduzido pelo especialista Nélio Schneider, Para a crítica da economia política é o 34º volume da coleção Marx-Engels e conta com apresentação escrita por Jorge Grespan. Para ele, o livro é uma oportunidade de o leitor encontrar a chave para a interpretação do estratégico começo da crítica de Marx ao capitalismo. Todas as obras da coleção contam com novas traduções feitas diretamente do alemão e um aparato editorial que faz de seus livros uma referência para todos os interessados na obra marxiana.

Trecho

“Do mesmo modo que não se julga um indivíduo pelo que ele próprio pretende ser, tampouco se pode julgar a época revolucionária a partir da consciência que ela tem de si, mas se deve muito mais explicar essa consciência a partir das contradições da vida material, a partir do conflito existente entre forças produtivas sociais e relações de produção. Uma formação social nunca desaparece antes de desenvolver todas as forças produtivas que ela comporta, e relações de produção novas e superiores nunca têm lugar antes que as condições materiais de sua existência tenham sido incubadas no seio dessa mesma velha sociedade. Por conseguinte, a humanidade só se propõe a cumprir tarefas que é capaz de resolver, pois, se olharmos bem, sempre se descobrirá que a própria tarefa só se origina quando as condições materiais de sua solução já existem ou, ao menos, estão em processo de surgimento”.

Metadado adicionado por Boitempo Editorial em 22/04/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 22/04/2024
Última alteração: 06/05/2024

Autores e Biografia

Marx, Karl (Autor) - Filósofo alemão, Karl Marx é pai do socialismo científico, também conhecido como marxismo. Seus trabalhos influenciaram diversas áreas do saber humano, como a sociologia, a economia, a filosofia, a história, a crítica literária, o urbanismo e a psicologia. A Boitempo tem publicado suas obras, individuais e em parceria com Friedrich Engels, a partir de novas traduções feitas diretamente dos originais em alemão. Os livros da coleção Marx-Engels têm se tornado referência obrigatória para os interessados em seu legado.; Loredano, Cassio (Ilustrador) , Schneider, Nélio (Tradutor) , Grespan, Jorge (Apresentação) , Nery, Maikon (Capista) , Cerqueira, Hugo da Gama (Orelha)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.