Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Por um comunismo transexual



teoria queer, marxismo homossexual, psicanálise, normatividade


Sinopse

Publicado na Itália em 1977, Por um comunismo transexual é considerado um dos precursores da teoria queer. Abordando a relação entre homossexualidade, homofobia e capitalismo, a obra de Mario Mieli representa, ainda nos dias de hoje, um desafio radical à teoria e à política dominantes. Com um tom de manifesto político, em muitos momentos utópico e voluntarista, a obra apresenta uma abordagem marxista e homossexual.

Fruto da tese de conclusão de curso de filosofia do autor, o livro tem um forte diálogo com a psicanálise. Mieli contesta algumas das teorias psicanalíticas mais conhecidas de sua época sobre a homossexualidade, além de transitar pela história da repressão aos desejos eróticos e como isso está intrinsicamente ligado à história do capitalismo. Para Mieli, o desejo homoerótico é universal e enquanto a sexualidade for reprimida, a homofobia será um problema para todos. Para o autor, a desconstrução do que chama de “norma” heterossexual precisa ser uma luta dos comunistas.

Publicado pela primeira vez no Brasil e com tradução direta do italiano, a edição traz um apêndice crítico, organizado por Paola Mieli, presente na edição comemorativa de 2017. Por um comunismo transexual é uma leitura essencial para todos que procuram compreender o verdadeiro significado da libertação sexual sob o capitalismo de hoje.

Metadado adicionado por Boitempo Editorial em 29/06/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 29/06/2023
Última alteração: 15/09/2023

Autores e Biografia

Mieli, Mario (Autor), Barilli, Gianni Rossi (Organizador), Mieli, Paola (Organizador), Coitinho, Rita (Tradutor), Moschkovich, Marília (Prefácio), Gu, Cristina (Capista), Hunty, Rita Von (Orelha), Moschkovich, Marília (Comentários / Notas)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.